bispo2abrARTE PAULO MÁRCIO
Publicado 02/04/2023 06:00
Publicidade
“Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti, pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno. E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.” Mateus 5.29-30

A Palavra de Deus nos ensina que precisamos remover da nossa vida tudo aquilo que nos leva para longe de Deus. Neste sentido, devemos possuir o entendimento de que se não removermos tais práticas, certamente elas trarão destruição para nossa alma. Deste modo, devemos extrair todos os hábitos ruins para não permitir que o pecado nos traga juízo e condenação.

No texto bíblico em evidência, Jesus revela Sua preocupação com a santidade do nosso corpo. Ele nos faz a seguinte advertência: “[...] É melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno [...].” (Mateus 5.29). Vemos que o Mestre recorre a uma linguagem figurada. Se bem observado, Cristo está usando uma metáfora, não para pedir que mutilemos nosso corpo, contudo para podermos controlar o nosso pensamento. Nossa análise conduz ao entendimento que devemos nos esforçar com toda a nossa energia, para nos conservarmos puros, para podermos nos afastar das vontades da carne e, logo, das mazelas da perversidade sexual.

As palavras de Jesus e a Sua preocupação em nos conservar puros e santos revelam que os Seus ensinamentos ainda valem para os nossos dias, mesmo sabendo que o mundo despreza tais preceitos. Considerando a fala de Jesus, podemos visualizar que aqui Ele não estava incentivando uma automutilação. Caberia aqui neste ponto uma breve explicação: a automutilação é produzida por lesões provocadas nos próprios tecidos do corpo proposital- mente. Ela é vista como uma válvula de escape nada proveitosa para pessoas que lidam com situações em que a dor psicológica e emocional necessita ser suavizada de alguma forma. Apenas acrescentaria que em toda a Bíblia não há nenhum texto em que Deus pede para sacrificar partes de nosso corpo para sermos salvos. Não é isso que Jesus estava querendo dizer.

Jesus estava nos ensinando através de um exemplo hostil a importância de cortamos da nossa vida tudo aquilo que nos conduza ao inferno. Neste ponto acrescentamos um exemplo: assim como o câncer localizado em uma parte do corpo de uma pessoa necessita ser extraído para que não contamine outras partes do corpo, devemos arrancar das nossas vidas aquilo que está nos contaminando para que o mal não avance. Ou seja, é preciso amputar o membro gangrenoso para que o resto do corpo seja salvo! Isto posto leva-nos a compreender que é melhor retirar aquele membro que nos leva a pecar do que todo o corpo se perder.

O que estamos querendo dizer é que, caso o nosso olho esteja impuro, podemos ver nas Escrituras que não é somente o olho que fica impuro, contudo, todo o corpo, porque a mensagem vai para todo o corpo. Dentro desta observação, se a nossa mão está nos levando a tocar naquilo que não nos pertence, todo o nosso ser sofrerá agravos. Entendemos que, no contexto geral das palavras de Jesus, arrancar o olho ou cortar a mão são demonstrações para que as pessoas fujam do mal e pratiquem a autonegação cristã e domínio próprio. Alguém certa vez disse: “Os olhos representam o desejo, e a mão a ação”.

Assim, tendo comparado as ideias pedagógicas de Jesus, cresce a importância de entendermos que em nossa caminhada com Ele devemos cortar da nossa vida tudo aquilo que nos impede de trilhar o verdadeiro Evangelho. Devemos cortar o que temos visto, ouvido ou tocado que está nos conduzindo para a condenação eterna. Desse modo, vislumbramos entre as páginas das Escrituras que o Mestre está descrevendo que precisamos nos purificar por inteiro. Devemos limpar nossas mentes, olhares, pensamentos, palavras e ações, para que o nosso corpo inteiro não seja impregnado pelo pecado.

Pensemos, por exemplo, em tudo aquilo que faz parte da nossa vida e tem nos feito pecar. Estamos completamente de acordo que após fazermos uma autoavaliação e constatar que algumas práticas que cometemos na vida nos fazem pecar, te convido a tomar uma decisão hoje mesmo e abandonar tais práticas, para podermos viver na santidade e na verdade.
Bispo Abner Ferreira 

ORAÇÃO DO DIA:
Nossa oração hoje é para pedir a Deus que lave os nossos olhos, santifique as nossas mãos e purifique os nossos corações.


Fonte: Livro “Ser Relevante”, Autor: Bispo Abner Ferreira, Editora Betel.
Publicidade
Leia mais