Publicado 27/08/2023 00:00
Publicidade
"Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." Mateus 6.33

Nas Escrituras, o Reino de Deus é um Reino eterno, onde Deus é o Rei. Assim, devemos colocar este Rei em primeiro lugar na nossa vida. Pela importância deste Reino, devemos buscá-lo diariamente. Quanto mais se expande o Reino de Deus, mais o reino de Satanás apequena-se: "Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela", (Mateus 16.18). O salmista, reconhecendo a soberania de Deus, assim exalta a Sua realeza: "O teu trono, ó Deus, é eterno e perpétuo; o cetro do teu reino é um cetro de equidade", (Salmo 45.6).


Do início ao fim, a Bíblia apresenta Deus como o Rei supremo, que governa todas as coisas (Salmo 103.19; 113.5; Daniel 4.34-35; Mateus 5.34; Efésios 1.20; Colossenses 1.16; Hebreus 12.2; Apocalipse 7.15). No Sermão do Monte, Jesus falou sobre a relevância deste Reino. Neste Reino, a vontade do Pai é conhecida e praticada por amor, piedade, obediência e reconhecimento (Romanos 5.5; 2Coríntios 9.13; Lucas 18.1). Sendo assim, para habitarmos neste Reino, devemos fazer a vontade do Pai continuamente, sendo a nossa maior prioridade, não implicando os empecilhos (Atos 14.22). Como seus discípulos, devemos atender ao Seu chamado e nos submetermos ao Seu senhorio (Salmo 103.19).


Ao dizer que devemos buscar, primeiro, o Reino de Deus e a Sua justiça, Jesus nos mostra que devemos apreciar as coisas concernentes a Deus, colocando-o acima de todas as coisas terrenas. Todas as vezes que conduzimos alguém ao Reino de Deus por nossas ações, atuamos como agentes deste Reino. Assim, Jesus nos convida a mudarmos nossas prioridades. É comum que coloquemos nossos desejos em primeiro plano, tais como: alimento, vestes, bens, família, afazeres, etc. Sabemos que sentimos tais precisões, mas existe coisa mais importante que tudo isso: o Reino de Deus.


A busca pelo Reino de Deus deve ser o nosso principal alvo. O primeiro lugar no nosso coração tem de ser do Senhor e, se vivermos assim, a nossa vida será modificada. Não devemos focar em nossas necessidades, devemos focar primeiro em Deus. Se Ele é nosso Rei, é Ele quem deve governar sobre as nossas vidas. Vejamos no evangelho de Marcos: "E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento", (Marcos 12.29-30). O que vemos então? Que como leais súditos é nosso dever procurar saber qual é a Sua vontade para as nossas vidas e esforçarmos para realizá-la.


Consciente da importância deste Reino, o salmista diz: "O teu reino é um reino eterno; o teu domínio estende-se a todas as gerações", (Salmo 145.13). Para o salmista, não há nada mais importante no Reino do que o Rei! Sendo assim, sejamos mais cuidadosos com a nossa vida, com nossas atitudes, com aquilo que temos colocado como prioridade. Devemos consagrar mais a nossa vida ao Senhor, gastar mais tempo com Ele. Fazendo de Deus nossa prioridade, estamos colocando-O no lugar mais alto das nossas vidas. Quando o colocamos como primazia, Ele nos abençoa e de nada experimentamos falta.


Colocar Deus em primeiro lugar é a melhor alternativa que podemos adotar. A Palavra de Deus não deixa a menor sombra de dúvida de que Deus deve ser o primeiro valor em nossa lista ou escala de prioridades. Lembre-se: adorar a Deus e obedecê-Lo deve ser a nossa prioridade em toda e qualquer circunstância. Deus nunca nos deixa na mão quando o colocamos em primeiro lugar na nossa vida.


ORAÇÃO DO DIA:
Nossa oração de hoje é para que possamos buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e a Sua justiça. Quando O colocamos como prioridade em nossas vidas, Ele cuida de nós.

Fonte: livro 'Ser Relevante'. Autor: Bispo Abner Ferreira. Editora Betel.
Publicidade
Leia mais