Publicado 29/10/2023 00:00
Publicidade
"Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha. E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. E aquele que ouve estas minhas palavras e as não cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia. E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda." Mateus 7.24-27

No final do capítulo sete do Evangelho de Mateus, nos deparamos com Cristo definindo a condição do homem, dizendo que ele pode ser prudente ou insensato. Ou seja, se formos prudentes, alcançaremos o céu. Se agirmos de maneira insensata, o inferno nos aguarda. Sobre esse assunto, a Bíblia fornece um conceito enriquecedor, fazendo-nos ver entre as Suas páginas que o homem pode escolher ser prudente ou insensato. Isto posto, ao falar sobre o homem prudente e o insensato, notamos perceptivelmente que se trata de uma das parábolas do Mestre.

A par deste conhecimento, observa-se que os prudentes são aqueles que possuem similaridade ao homem que, com sua sensatez e sabedoria, constrói a sua casa sobre a rocha, estes ouvem e praticam os ensinos de Cristo. Ou seja, o prudente vê e percebe aquilo que realmente é importante; ele percebe as coisas a partir da ótica de Deus e dá a resposta certa no momento certo. Não podemos esquecer que a nossa firmeza na fé está diretamente relacionada à categoria de alicerce sobre o qual estamos edificados.

Para exemplificar, podemos citar as múltiplas qualidades que envolvem um homem prudente: mesmo nos infortúnios da vida, o homem prudente conserva um comportamento equilibrado, sabe precisamente o que está fazendo, pensa antes de agir, pois sabe que para tudo existe um momento apropriado, não se deixa abater pela frustração diante das dificuldades que lhe são impostas, é possuidor de um equilíbrio racional e emocional constante, suas ações não estão fundamentadas em meros sentimentos, atuam de maneira moderada e cautelosa, seus atos são sábios e assertivos.
Após vermos estas qualidades do homem prudente, podemos dizer que ele é considerado sábio porque constrói sua vida sobre fundamentos sólidos. Assim sendo, devemos construir uma vida firmada sobre a Rocha que é Jesus (Atos 4.11-12). Isso significa que os prudentes, embora estejam sujeitos a passar pelos infortúnios que a vida proporciona, conseguem superá-los, pois estão firmados em Cristo Jesus.

Sobre o assunto, Cristo afirmou: "Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e símplices como as pombas." (Mateus 10.16). Na fala de Jesus, percebemos que o cristão prudente, assim como a serpente, deve possuir "inteligência, esperteza, sabedoria, cautela".  Para o Mestre, os discípulos também deveriam buscar essa característica enquanto estavam em missão, por isso devemos ser prudentes como as serpentes e símplices como as pombas. Para Jesus, é preciso ter prudência e jamais dar murro em ponta de faca.

Ser prudente é calcular bem. É pensar e repensar sobre as coisas importantes da nossa vida. Ser prudente é ser ajuizado, é saber a hora certa de agir, ser prudente é saber calar quando é preciso, falar quando é indispensável falar, entretanto saber esperar quando se faz necessário esperar e refletir. Diante dessa verdade, um homem e uma mulher de Deus têm que ser prudentes. Talvez você nos pergunte: como podemos ser prudentes? Conforme o que Jesus ensinou, prudente é aquele que ouve a Palavra de Deus e a põe em prática (Mateus 7.24).

Até aqui falamos do homem prudente, entretanto, agora iremos nos ater na figura do homem insensato. É importante termos em mente que o maior problema do insensato é que ele muitas vezes participa de um culto onde se prega a Palavra de Deus, porém, ele ouve a Palavra, mas não pratica de maneira sábia. Estes são comparados ao homem que constrói sua casa em solo arenoso. A isso acrescente que, assim como esta casa é derribada ao se deparar com uma tempestade, aqueles que são insensatos e apenas ouvem a Palavra de Deus e não são praticantes, também não resistirão aos infortúnios da vida. Ainda podemos dizer que os insensatos em suas pequenas atitudes causam grandes estragos, além de causarem diversos males.

Temos agora uma imagem mais nítida do que é ser prudente e insensato. Dessa forma, somos levados a terminar com uma interrogação: com qual das duas categorias de homens você se identifica? Com o homem prudente ou com o homem insensato?


ORAÇÃO DO DIA:
Nossa oração de hoje é para que Deus não permita que atuemos de maneira insensata. Que o Bom Deus nos faça prudentes e sábios, para que possamos apresentar resultados positivos em todas as nossas decisões.
Fonte: Livro 'Ser Relevante'. Autor: Bispo Abner Ferreira. Editora Betel.
Publicidade
Leia mais