Por O Dia

Quem circula pelo Palácio do Planalto conta os dias para o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro, ser pressionado a pedir demissão. O sumo suspeito do laranjal que cresce no pomar eleitoral de 2018 respinga e está manchando a camisa do presidente Jair Bolsonaro a cada dia mais. O indicativo da saída será eventual convocação do ministro para se explicar em comissão do Congresso Nacional, caso a base, ainda não consolidada, não consiga blindá-lo da oposição. Foi assim, aliás, que ocorreu com Gustavo Bebianno: tão logo o governo foi derrotado na sua convocação, ele dançou.

Agenda tensa

Nesta semana, a Comissão de Finanças do Senado poderá aprovar a convocação de Marcelo Álvaro. O Planalto articula para que o requerimento seja rejeitado.

Sobrou isso

Caso Marcelo Álvaro caia, o substituto ainda será do PSL, partido do presidente Bolsonaro. O Turismo é a única pasta sob controle do partido.

Abono salarial

Uma das mudanças previstas na Proposta de Emenda à Constituição 6/2019 da Reforma da Previdência, a limitação do pagamento do abono salarial apenas a quem ganha um salário mínimo mensal – em vez dos dois permitidos atualmente – pode gerar economia de pelo menos R$ 15 bilhões anuais aos cofres públicos e R$ 150,2 bilhões em uma década.

Efeito social

O cálculo foi feito pela Instituição Fiscal Independente do Senado. De acordo com o IFI, a proposta, ao alterar a faixa salarial de referência para a concessão do benefício, restringirá a quantidade de trabalhadores contemplados como benefício.

Ementa

“Além do elevado número de beneficiários, a vinculação direta do pagamento do abono salarial ao salário mínimo ajuda a explicar seu robusto avanço nas últimas duas décadas, ao sair de pouco menos de 0,05% do PIB em 1998 para 0,25% do PIB em 2018”, informa o documento.

Fusão...

O Ministério da Infraestrutura irá criar nos próximos dias um Grupo de Trabalho para elaborar estudo sobre a possível fusão da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). A informação foi confirmada pela secretária-executiva adjunta da pasta, Viviane Esse, em reuniões nos últimos dias com servidores de carreiras das agências reguladoras.

...estrutural

Desde que assumiu o comando do Ministério da Infraestrutura, o ministro Tarcísio de Freitas tem defendido que é necessário um rearranjo institucional que “garanta principalmente o fortalecimento e a independência das agências”.

Fundo Lava Jato

Advogados do PT preparam ação que será apresentada ao Supremo Tribunal Federal para questionar o acordo assinado entre a Petrobras e os procuradores da Lava Jato que prevê a criação de um fundo a ser administrado pelo Ministério Público Federal para a promoção de políticas contra a corrupção.

No ar, no chão

Em recuperação judicial, a Avianca não para de passar por turbulências no chão. Admite que seu voo O6 8512 (São Paulo – Miami) de quinta-feira (7) teve de mudar a rota para “pouso técnico” em San Juan, Porto Rico, embora a escala fosse em Havana. Apesar de questionada pela Coluna, nenhuma linha sobre o que se comenta na praça: não pagou taxas ao governo cubano.

ESPLANADEIRA

A Colombo ganhou uma concorrente à altura. Mais renomada doceria portuguesa em terras cariocas, a Arte Conventual, que se espalha por shoppings do Rio de Janeiro, acaba de abrir um quiosque na Galeria da Rua Gonçalves Dias, ao lado da secular confeitaria.

Você pode gostar

Comentários

Publicidade

Últimas notícias