Felipe Neto e a falsa candidatura: quando a publicidade vira vexameFoto: Reprodução
Publicado 04/04/2025 15:04
O influenciador digital Felipe Neto causou alvoroço nas redes sociais na última quinta-feira (3), ao anunciar, de forma enfática, que se candidataria à presidência do Brasil nas próximas eleições. Com um tom sério e inflamado, o anúncio pegou seguidores de surpresa e gerou intenso debate online — até mesmo apoio de alguns que acreditaram na empreitada política.

Mas tudo não passou de uma encenação.
Publicidade
No dia seguinte, Felipe voltou às redes para revelar que a suposta candidatura era, na verdade, uma jogada de marketing. A intenção era promover o livro 1984, de George Orwell, já que seu discurso autoritário no vídeo era baseado em trechos da obra. “É óbvio que eu não vou me candidatar a coisa alguma!”, disse ele no novo vídeo explicativo, afirmando ainda que queria “chamar atenção” para as ideias contidas no livro.

Apesar de o objetivo comercial ter sido alcançado — o livro entrou na lista dos mais vendidos em poucas horas — o impacto negativo veio na mesma proporção. O “teatro” foi visto por muitos como um desserviço, um uso irresponsável da influência digital e da credibilidade construída ao longo dos anos. Com um histórico de engajamento político e críticas contundentes ao autoritarismo, a "pegadinha" acabou soando incoerente e oportunista em um cenário político e social já saturado de fake news, desinformação e crise de confiança.

A repercussão também escancarou uma discussão importante: até que ponto vale criar narrativas falsas para atrair atenção? Mesmo com uma mensagem relevante por trás, a forma como foi feita gerou ruído, confundiu a opinião pública e descredibilizou o influenciador — afinal, agora não sabemos quando ele está falando a verdade ou apenas tentando encher seu cofrinho com uma publicidade. A situação ainda complicou o trabalho da imprensa, que cumpriu seu papel de apuração ao consultar sua assessoria. Esta, por sua vez, limitou-se a dizer que o posicionamento seria divulgado no dia seguinte, às 12h.

E o pronunciamento veio, como citado acima: o vídeo da jogada de marketing feita pelo influenciador.
Leia mais