A atriz atuou na novela em 1995Reprodução/Instagram
Publicado 07/04/2025 10:13
Em conversa com o blog "Universa", a atriz Claudia Ohana falou sobre a novela "A Próxima Vítima", de 1995, e lembrou detalhes dos bastidores do folhetim da TV Globo. A artista recordou que sua personagem, Isabela, era constantemente agredida por seus companheiros e, em uma das cenas, acabou levando um tapa de verdade do ator Marcos Frota. De acordo com ela, a situação acabou gerando uma crise, que a fez não querer mais gravar com o colega.

O assunto entrou em pauta depois que ela reviu uma das cenas mais marcantes da trama, em que a personagem era agredida pelo noivo no dia do próprio casamento e acabava caindo da escada em frente aos convidados. "Eu me lembro do dia em que fiz. Eu tive um ataque no dia porque ele [Marcos Frota] me deu um tapa de verdade e eu saí chorando, falando: 'Não vou gravar essa cena, não estou aqui para levar tapa de ninguém'. Isso era a Claudia falando", lembrou a atriz.

A ex-global lembrou que a personagem foi espancada pelo marido depois que ele descobriu que era traído e, então, declarou: "Eu acho que essa cena não se gravaria hoje de jeito nenhum. Não pode". Claudia Ohana também assistiu à vez em que Isabela era agredida e esfaqueada por Marcelo, personagem do falecido ator José Wilker, e, mais uma vez, criticou a situação. "É muita violenta a cena e eu me lembro de ter medo na hora de gravar. As pessoas adoravam ver isso, adoravam ver a Isabela sendo espancada, sendo esfaqueada", lembrou ela.

Na época em que as imagens foram exibidas, o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, ligado ao Ministério da Justiça, se reuniu para fazer uma análise cuidadosa das cenas e, então, encaminhou um protesto formal à TV Globo. "Os meios de comunicação têm o dever de lutar contra todo tipo de violência. 'A Próxima Vítima' fez o oposto. Estimulou um comportamento bastante arraigado na cultura brasileira: o de que o macho só limpa sua honra com sangue", a presidente da instituição, Rosiska Darcy de Oliveira, disse ao jornal Folha de S. Paulo na ocasião.
Publicidade
Leia mais