O jornalista trabalha na emissora desde 2005Reprodução/Instagram
Publicado 15/07/2025 12:37 | Atualizado 15/07/2025 12:38
O jornalista Lucas Martins reapareceu na telinha da Band na última segunda-feira (14), desta vez ocupando um cargo diferente. Após ter sido afastado por empurrar a jornalista Grace Abdou, da Record, durante uma cobertura ao vivo, ele retornou à emissora como apresentador do programa vespertino Brasil Urgente. Apesar disso, não é a primeira vez que ele exerce essa função.
Publicidade
A decisão da emissora foi duramente criticada pela galera da web, tendo em vista que o episódio aconteceu no último dia 1º de julho. "A violência contra mulher sendo apoiada!", escreveu uma pessoa. "Agrediu e subiu de cargo", ironizou um usuário. "Deixem anotado: se quiserem subir de cargo, é só agredir uma mulher, colega de trabalho", debochou um internauta.
O episódio que levou ao afastamento do repórter ocorreu em 1º de julho, na cidade de Alumínio, no interior paulista. Na ocasião, as equipes de imprensa acompanhavam o desaparecimento das adolescentes Layla, de 16 anos, e Sofia, de 13. A situação gerou tumulto quando houve disputa por espaço para entrevistar parentes das garotas. Lucas, que conversava com um dos familiares, aproximou-se de outras duas pessoas que falavam com Grace. Ao se posicionar na frente dele, a repórter foi empurrada por Lucas, agravando a tensão entre os jornalistas.
O momento do confronto incluiu um diálogo acalorado. Após o empurrão, Lucas questionou, como se nada tivesse acontecido: "Pode mostrar a foto, por favor?". "Espera aí", disse Grace, aborrecida com o ocorrido. Na sequência, o jornalista reagiu dizendo: "Não. Dá licença, Grace, ah, está louca? Mostra a foto para gente". Grace então perguntou: "Você está ao vivo, Lucas?". "Estou ao vivo, querida", confirmou ele. Ela então perguntou: "Por que você me empurrou?". "Porque você está entrando na minha frente propositalmente e não foi a primeira vez que isso acontece", justificou o profissional.
Ainda no mesmo dia, após a repercussão do caso, o repórter usou o espaço ao vivo, concedido pela Band, para se pronunciar sobre o caso e pedir desculpas à colega de profissão: "Isso é inadmissível, quero pedir desculpas publicamente a Grace Abdou. Cabem poucas explicações do porquê, foi um episódio lamentável, uma atitude inaceitável da minha parte". Ele ainda afirmou estar "profundamente arrependido".
A Band também divulgou um comunicado no qual afirmava que o jornalista foi advertido, reiterando seu "compromisso com o respeito mútuo entre os profissionais da imprensa". A empresa ainda destacou que "sempre valorizou e respeitou a atuação das mulheres, que ocupam espaços de destaque nas redações e demais setores".
Ainda no comunicado, a emissora pontuou: "A empresa não compactua com o episódio envolvendo o repórter Lucas Martins e a jornalista Grace Abdou, da Record TV. Ressaltamos que Lucas possui uma longa trajetória profissional na Band, sem registros de condutas semelhantes. Ele foi advertido e já se retratou publicamente em relação ao ocorrido". A Band finalizou a nota afirmando que "se coloca à disposição da jornalista e da Record TV com o sincero desejo de que o episódio seja superado e situações como essa não se repitam".
Leia mais