Pets podem usar roupinhas no inverno, mas é preciso ficar atento aos problemas de peleReprodução Internet
Por MARIA INEZ MAGALHÃES
Publicado 08/07/2018 08:00 | Atualizado 08/07/2018 08:12

Estamos no inverno, porém nosso frio não é tão rigoroso, mas é aí que mora o perigo. Você pode não sentir tanto frio, mas o seu pet, sim, e eles precisam de cuidados especiais e roupinha é um deles. As dicas do que usar e os cuidados que se devem ter são da veterinária Julia Oliveira de Camargo, da Dog Saúde, clínica veterinária em Jundiaí, São Paulo. Segundo ela, as roupinhas podem ser usadas em qualquer pet porque ajuda a aquecer, mas principalmente nos de pelo curto, que sentem mais frio.

Julia afirma que, como nós, os pets podem usar roupinhas de qualquer tecido, mas a profissional alerta que é preciso ficar atento aos tipos porque alguns podem causar alergia nos animais, até mesmo os tecidos de algodão. A coceira é o principal sintoma, e queda de pelo também pode ser um indicativo do problema. Há casos que podem evoluir até para feridas e sangramentos. Nesse caso, nada de roupinhas e procure um veterinário.

Animais que já são alérgicos, seja cão ou gato, devem ficar longe das roupinhasReprodução Internet

Acessórios como gorros e sapatinhos também podem ser usados, desde que se tenham os mesmos cuidados que com as roupinhas.

Julia não indica roupinhas quando o animal apresenta feridas na pele. Para que a cicatrização não demore, o local precisa estar aberto, para que haja oxigenação. E se o pet, seja cão ou gato, já tem alergia, o ideal é ficar longe das roupinhas. Para mante esses animais aquecidos, Julia recomenda que eles fiquem eum um ambiente mais quentinho junto a almofadinhas e cobertas.

E uma dúvida que muita gente tem. Toda pelagem protege do frio? Segundo Julia, depende. As raças de países frios, como Husky Siberiano e Akita, possuem pelagens que ajudam a mantê-los aquecidos. Por outro lado, os cães Poodle e Maltês são raças mais sensíveis, que naturalmente sentem mais frio.

Filhotes são mais frágeis e devem ficar em ambientes aquecidos e com mantinhasReprodução Internet

E os cuidados nessa estação do ano com os filhotes devem ser ainda maiores. Por eles serem mais frágeis e terem menos gordura corporal, sentem mais frio e, consequentemente, são muito sensíveis e suscetíveis a doenças. Eles devem ficar também em um ambiente aquecido com mantinhas.

Tremedeira, ficar encolhido ou escondido e procurando lugar quente são alguns dos sinais de que seu pet está com frio. Fique atento!

SIMBORÁ DE ZEN ANIMAL PRO ARRAIÁ, SINHÁ!
Vestido Sinhá, na Zen Animal, em algodão, chita e com fitas coloridas. Disponível em P, M e GDivulgação
Publicidade
LINHA VERDE PARA DENÚNCIAS CONTRA MAUS-TRATOS
RIOZOO ABERTO NAS FÉRIAS MESMO EM OBRAS
Publicidade
ME LEVA?!
Marcelinho tem 3 anos e está no Paraíso dos Focinhos à espera de sua famíliaDivulgação
SHOPPING SÃO GONÇALO AGORA É PET FIRENDLY

O Shopping São Gonçalo é o mais novo estabelecimento comercial pet friendly da cidade. Nos seus corredores, há dispensers com saquinhos e papel para que os donos possam limpar o xixi e as fezes do cão. E animais de qualquer porte são bem vindos mas, pelo menos, com a guia. Mais informações em saogoncaloshopping.com.br.