Alimentação adequada é fundamental para a qualidade de vida e longevidade dos petsReprodução internet
Por MARIA INEZ MAGALHÃES
Publicado 15/07/2018 09:18 | Atualizado 15/07/2018 11:50

É quase impossível resistir aquela cara de pidão que nossos peludos fazem quando o assunto é comida! Lá em casa, é tanta chantagem que parecem até que passam fome! Mas resistir é preciso porque a alimentação adequada é fundamental para o bem-estar, qualidade de vida e longevidade dos gatos e cães. Mas como saber se estamos alimentando nossos pets de forma ideal?

Quem responde a essa dúvida é a Luciana Peruca, veterinária da Royal Canin. A ração deve ser específica para a raça, porte, espécie e condição de saúde porque cada animal tem sua necessidade nutricional. A quantidade adequada está nas embalagens de ração, portanto, fique de olho no pacote e siga as recomendações da tabela. Oferecer alimento em excesso é frequentemente a causa de sobrepeso. Os petiscos como premiação podem ser oferecidos, mas com moderação porque eles também contêm calorias.

Petiscos podem, mas com moderação porque eles também contêm caloriasReprodução Internet

O alimento úmido, quando completo e balanceado, pode ser oferecido sozinho ou em combinação com a ração seca. A mistura das texturas e aromas deixa o alimento ainda mais atraente para o animal. Mas Luciana explica que é preciso fazer a adaptação se seu animal ainda não está habituado a ela para que o organismo do seu pet de adapte a ele. E essa recomendação serve para a mudança da alimentação seca também.

O local onde colocar os potes de comida também deve ser levado em conta. O comedouro deve estar sempre em local arejado e de fácil acesso, mantendo distância do tapete higiênico do pet. A dica de Luciana é deixá-los, de preferência, em áreas em que o pet gosta de circular.

Para saber se está dando a alimentação adequada leia as recomendações nas embalagens dos alimentosReprodução Internet

E, lembrando que água só faz bem! Tenha sempre água filtrada e fresca disponível, fazendo sua troca diariamente. Ter mais de um bebedouro pela casa promove maior ingestão de líquidos.

E, claro, sempre que for mudar qualquer coisa na rotina do seu pet consulte o veterinário!

 

EXPOSIÇÃO INÉDITA DE FELINOS CHEGA AO RIO
Prefeitura do Rio oferece castração gratuita para gatosDivulgação
Publicidade
JULHO É TEMPO DE 'ARRASTA PATA'...
E O 'AURRAIÁ' VAI ATÉ O FIM DO MÊS
Publicidade
ME LEVA?!
As três 'meninas' estão para adoção na Hospedagem Cantinho Cão FelizDivulgação
FEIRA DE ADOÇÃO NA BARRA

No próximo sábado, tem feira de adoção no Shopping Downtown, na Barra, das 12h às 19h, com os pets da Focinhos de Luz. O evento faz parte da programação da Feira Sabores da Roça Downtown, com entrada grátis. Av. das Américas 500.