Pets braquicefálicos com tutores fumantes sofrem mais com a fumaça do cigarroReprodução Internet
Por O Dia
Na próxima quinta-feira é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo. E você deve estar se perguntando o que esse assunto está fazendo em uma coluna sobre bichos. Vou explicar. É que animais que convivem com tutores que fumam se tornam fumantes passivos, da mesma forma que acontece com os humanos. É o que revele o veterinário Jorge Morais, fundador da rede Animal Place.
Asma, bronquites, broncopneumonia, cardiopatias, câncer no pulmão e diminuição de capacidade respiratória são alguns dos problemas de saúde que os animais de estimação podem desenvolver quando convivem com tutores tabagistas.
Publicidade
Tosse e dificuldades para respirar são os principais sintomas. No caso da insuficiência cardíaca, os pets podem apresentar falta de apetite e de energia para brincar ou passear e eventualmente até desmaios.
Os sintomas do câncer de pulmão não diferem muito dos citados acima. Mas a doença pode se manifestar de uma forma bem sutil e ser percebida somente quando o estado do animal for grave.
Publicidade
Animais que convivem com tutores que fumam se tornam fumantes passivos Reprodução Internet
Segundo Morais, os braquicefálicos (de focinhos achatados como pug e bulldog) pela própria anatomia, sempre sofrem mais com as doenças respiratórias mas, em geral, o fumo passivo faz mal a todas as raças e animais.
Publicidade
Fumar distante do pet e manter o ambiente aberto, com boa circulação de luminosidade e ar são as dicas para ajudar a minimizar os efeitos do cigarro, mas o ideal é parar de fumar, não é, até porque essa alterações respiratórias podem resultar em complicações e levar o pet à morte.

Publicidade
PETISCOS SABOR DA AMAZÔNIA
Petitos Sabores da AmazôniaDivulgação
Publicidade
Pet Sensations Sabores da Amazônia é um dos novos sabores de Petitos, empresa de petfood brasileira que aposta na nutrição saudável para os peludos. São bifinhos da linha Premium recheados com ingredientes nobres e naturais tendo alecrim como conservante. Mais em petitos.com.br.
 
Publicidade
CAMPANHA RIO ECO PETS NA ALERJ
A Comissão de Defesa e Proteção dos Animais da Alerj disponibilizou um ponto de coleta de tampinhas de embalagens para o projeto Rio Eco Pets, que vende o material para pagar a castração de animais de rua. Uma urna fica na entrada da assembleia e outra, na sala 313. A Alerj fica na Rua Primeiro de Março, no Centro do Rio.
Publicidade
PRIMEIRO ENCONTRO PET FRIENDLY EM RESENDE
O Resende Shopping, em Resende, Região Sul fluminense, agora é pet friendly. E, para celebrar a novidade, promove o 1º Encontrinho Pet, das 15h às 18h, no piso L2 da Torre II. Haverá música, distribuição de brindes, guloseimas; mural para fotos e a participação dos fotógrafos Sérgio Yago e Elaine Campos, do Estúdio Bellafoto, além da participação da veterinária DialaTrepin esclarecendo dúvidas sobre a saúde dos pets e dicas de adestramento com a especialista Sarah Stagi. Av. Saturnino Braga 369, Centro.
Publicidade
 
  
Publicidade
ME LEVA?!
Alba está no Paraíso dos Focinhos esperando por um larDivulgação
Publicidade
Oi, sou Alba, uma gatinha carinhosa que vai prender você dentro do coração. Tenho 3 anos, sou saudável, castrada e vacinada. Estou no Paraíso dos Focinhos esperando um lar. Quer me levar? É só fazer contato pelo queroadotar@paraisodosfocinhos.com.br
 
QUEIMADA. A Amazônia, maior floresta tropical do mundo, está gravemente ameaçada. E isso gera risco para todos nós porque afeta o equilíbrio climático do planeta. A destruição da Amazônia contribui seriamente para o aprofundamento da atual crise climática! E o Greenpeace tem várias ações para a causa. Saiba como ajudar em greenpeace.org/brasil/