O câncer de mama também é comum em cadelas e gatasInternet
Por O Dia
Publicado 06/10/2019 09:00

O mundo pet também tem seu outubro rosa. É que, assim como as mulheres, as cadelas e gatas também podem ter câncer de mama, e nelas a doença também é muito frequente. Existem muitos fatores de risco, mas a principal influência são os hormônios sexuais, estrogênio e progesterona, como explica a veterinária Carmen Helena de Carvalho Vasconcellos, doutora em cirurgia pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo.

Segundo ela, a castração é a melhor maneira de prevenir o problema. Fica aí o alerta de Carmen para aqueles que são contra o procedimento. E a veterinária ainda reforça: quanto mais cedo essa cirurgia for realizada, maior a proteção. E claro, também é importante apalpar as mamas para detecção dos nódulos.

Apalpar as mamas ajuda a detectar nódulos nas gatas e cadelasInternet

Mas, calma. Assim como nos humanos, se o câncer aparecer, há tratamento. Ao perceber algum nódulo ou massa nas mamas das fêmeas procure logo um veterinário para fazer os exames. No entanto, para Carmen, a cirurgia para a retirada da cadeia mamária é o principal a se fazer. Porém, se houver metástase é preciso escolher que tipo de tratamento será o melhor para o animal.

Carmen conta, ainda, que a ocorrência de tumores de mama em machos é muito rara, mas pode acontecer. Na maioria das vezes está associada à presença de tumores nos testículos, produtores de hormônios femininos. Portanto, olho também neles!

Quem ama, cuida! 

 

USAR MEIAS FICOU MUITO MAIS DIVERTIDO COM LUZ DE LED
As meias agora têm luz de ledDivulgação
Publicidade
FEIRA DE ADOÇÃO NO BANGU SHOPPING
CADELA GLÓRIA GANHA DOCUMENTÁRIO SOBRE ADOÇÃO
Publicidade
ME LEVA?!
Tovar está na Focinhos de LuzInternet
ONG PRECISA DE VOLUNTÁRIOS
Publicidade
O projeto "Save Dog", dos alunos do 1º ano do Ensiono Médio do Pensi de Madureira e bairros vizinhos, na Zona Norte do Rio, está precisando de doações de ração, cobertores, coleiras e potes e garrafas pet. Saiba mais em @savedogpensi.
 

Você pode gostar

Comentários

Publicidade

Últimas notícias