Publicado 12/04/2023 06:00
Publicidade
A discussão sobre o pagamento do 13º salário do INSS segue entre os beneficiários, e muitos políticos estão realizando ações para que haja, novamente, o pagamento antes do previsto no cronograma. O deputado Ricardo Silva (PSD-SP), por exemplo, encaminhou o ofício 103/2023 ao governo federal, no dia 22 de março de 2023. No documento, o político solicitou a antecipação do 13º salário para aposentados e pensionistas. Além disso, o depósito deve acontecer em parcela única caso o presidente Luiz Inácio Lula da Silva acate esse requerimento. Veja mais informações sobre o pagamento do abono natalino.

O deputado Ricardo Silva encaminhou o ofício para o pagamento antecipado e em parcela única do 13º salário do INSS para os beneficiários. A justificativa para esse pagamento antes do cronograma previsto é a situação econômica do país decorrente da pandemia de covid-19. Sendo assim, o argumento  está redigido da seguinte forma no documento: “Considerando que a classe mencionada [beneficiários do INSS] foi uma das mais atingidas pelos efeitos sociais e econômicos da pandemia de covid-19, considero justo e fundamentado o que se propõe com o presente requerimento”.
Mas, esse pagamento antecipado somente ocorre se houver a aprovação do presidente da República. Caso ele não acate a solicitação feita pelo deputado, a liberação segue normalmente nas datas já estabelecidas. Essas datas são em agosto (1ª parcela) e novembro (2ª parcela).
O depósito do 13º salário do INSS acontece juntamente com o salário do beneficiário. O calendário é de acordo com o último número do benefício, com divisão entre quem ganha um salário-mínimo e mais que isso.
Em 2023, também há mais uma novidade em relação ao pagamento do 13º salário do INSS. Acontece que o governo federal divulgou que o salário mínimo vai aumentar novamente. De R$ 1.302, o valor passará a ser R$ 1.320, a partir de maio. Dessa forma, o abono salarial também vai aumentar, pois ele corresponde a uma renda mensal e nenhum beneficiário pode receber
menos que isso.
Resta aguardar para ver se o presidente vai aceitar fazer o pagamento de forma antecipada e em parcela única. Muitos beneficiários já relataram estar precisando do dinheiro o quanto antes. Para saber mais informações sobre o INSS, economia e finanças, você pode me acompanhar no Youtube, pelo canal João Financeira e meu perfil no Instagram @joaofinanceiraoficial.


João Adolfo de Souza
Publicidade
Leia mais