Publicado 07/04/2024 00:00
O empréstimo consignado traz diversas vantagens em relação às demais linhas de crédito, pois conta com taxas de juros menores, facilidade de pagamento e de liberação por parte dos bancos. Essa facilidade acontece devido aos descontos das parcelas serem diretamente da conta, ou seja, quando o contratante recebe o seu salário/benefício, debita o valor da parcela correspondente ao consignado contratado. Os consignados são mais comuns entre os públicos do INSS, como aposentados e pensionistas. Mas o que muita gente não sabe é que é possível bloquear o benefício para a contratação. Entenda como.

No ano de 2024, o empréstimo consignado conta com taxas de juros de 1,72% e os cartões consignados (de crédito e de benefício), 2,55% ao mês. Esses valores são abaixo do mercado, comparando com outras modalidades de empréstimo e cartões.
Devido a isso, muitos beneficiários do INSS acabam optando pela linha de crédito em algum momento de sua vida, principalmente aqueles que possuem baixo rendimento. Contudo, por haver essa facilidade na contratação e por se tratar de um público vulnerável, não é incomum relatos de fraude/golpe envolvendo a retirada de consignados em nome dos beneficiários.
O que pouca gente sabe é que há a possibilidade de bloquear os benefícios para a retirada de consignados. Ou seja, o beneficiário que fizer o bloqueio não poderá fazer a contratação de empréstimos ou cartões. Dessa forma, quem quer se prevenir de golpes ou até reservar sua situação financeira pode pedir o bloqueio de forma on-line.
Ao acessar o Meu INSS, clique em "novo pedido" e busque por "bloquear". Depois, é só seguir as instruções e ir avançando. Caso o beneficiário queira desbloquear, leva em torno de 30 dias corridos após a solicitação para ser atendido.
Vale lembrar que os novos beneficiários do INSS devem aguardar 90 dias para poder desbloquear o seu benefício. Esse bloqueio é uma forma de assegurar o não assédio dos bancos, visto que quem começa a receber possui toda a margem disponível e pode contratar valores maiores. Para quem troca de banco, também acontece o bloqueio pelo período de 60 dias.
O procedimento para o desbloqueio é o mesmo, pelo aplicativo Meu INSS. Basta buscar por "desbloquear" na barra de pesquisa.
Para saber mais informações sobre o INSS, economia e finanças, você pode me acompanhar no meu canal no YouTube, João Financeira, e meu perfil no Instagram, @joaofinanceiraoficial.
Publicidade
Leia mais