Publicado 18/03/2023 06:00
Hoje a Igreja celebra São José, um santo muito querido e de grande devoção popular. Isso porque ele foi escolhido pelo Pai Eterno para ser o guarda fiel e providente dos seus maiores tesouros: O Filho de Deus e a Virgem Maria. E esta missão ele cumpriu com muita dedicação e fidelidade.
Ao celebrarmos a Solenidade de São José fazemos uma pausa no tempo quaresmal para exaltar a virtude da humildade neste período em que praticamos o jejum, a oração, a conversão e a mudança de vida.
São José reconheceu que Deus se fez presente na vida dos humildes e neles realizou o seu plano de amor ao próximo e de vida doada em favor de todos os que reconhecem o Senhor Jesus como Salvador da humanidade. São José é o modelo para nós de quem acolheu a vontade de Deus sem questionar, com espírito de abertura e de obediência.
José é uma figura extraordinária, muito próximo da condição humana de cada um de nós. Todos podemos encontrar em São José – o homem que passa despercebido, o homem da presença cotidiana discreta e escondida – um intercessor, um amparo e um exemplo nos momentos de dificuldade. Ele nos indica que todos aqueles que estão aparentemente escondidos ou em segundo plano, têm um protagonismo na história da salvação.
Em tempos difíceis temos em São José um grande exemplo de confiança em Deus. Na vida, no trabalho, na família, na alegria e na dor ele sempre buscou o Senhor. Sejamos como José, pessoas que escutam a voz de Deus e não hesitam em a colocar em prática. São José, rogai por nós!
Padre Omar
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.