Padre Omar 20 maio 2023arte paulo márcio
Publicado 20/05/2023 06:00
Publicidade
No domingo, 21 de maio, festa da Ascenção do Senhor, a Igreja Católica celebra o Dia Mundial das Comunicações Sociais, na sua edição número 57. O Papa sempre dedica uma mensagem para essa data e, neste ano, ressalta a necessidade de “falar com o coração”.
O Papa Francisco lembra que nas mensagens anteriores propôs uma abordagem em que os verbos ir, ver e escutar eram apontados como condição necessária para uma boa comunicação. E que, neste ano de 2023, quer destacar a importância do coração na atitude da comunicação para que seja possível testemunhar a verdade.
É o coração que nos move para uma comunicação aberta e acolhedora. Entendemos ser necessária uma escuta que requer saber esperar e paciência, sabemos dialogar e partilhar. Além disso, se escutarmos o outro com coração puro, conseguiremos também falar testemunhando a verdade no amor.
Para isso, é preciso purificar o próprio coração. Só ouvindo e falando com o coração puro é que podemos ver para além das aparências, superando o rumor confuso que, mesmo no campo da informação, não nos ajuda a fazer o discernimento na complexidade do mundo em que vivemos.
O apelo para se falar com o coração interpela radicalmente este nosso tempo tão propenso à indiferença e à indignação, baseada por vezes até na desinformação que falsifica e instrumentaliza a verdade. Precisamos daquele falar amável também no âmbito da comunicação de massa, para que a informação não gere ódio e conduza ao confronto, mas ajude as pessoas a refletirem calmamente, a decifrar com espírito crítico e respeitoso a realidade onde vivem.
Padre Omar
Publicidade
Leia mais