Publicado 24/06/2023 00:00
Hoje celebramos a festa da Natividade de São João Batista. Além de ser um dia de muitos festejos juninos, uma tradição rica de cultura e alegria, é um bom momento para reascender a chama da nossa fé. O nascimento de São João Batista, de pais já idosos, nos ensina que Deus não depende das nossas lógicas e de nossas limitadas capacidades humanas. É preciso aprender a confiar no mistério de Deus.
O nascimento de João Batista é o evento que ilumina a vida dos seus pais, Isabel e Zacarias, e envolve os parentes e os vizinhos na alegria e na admiração. Estes pais idosos tinham sonhado e até preparado aquele dia, mas já não o esperavam.
Diante do anúncio do nascimento de um filho Zacarias ficou incrédulo, eram velhos; por conseguinte, o Senhor o tornou mudo durante todo o tempo da gestação. Foi um sinal. Mas Deus não depende das nossas lógicas, É preciso aprender a confiar e a contemplar com humildade e silêncio a sua obra, que se revela na história e que muitas vezes supera a nossa imaginação.
Então, depois que Isabel e Zacarias experimentam que a Deus nada é impossível, foi grande a alegria deles. Todo o acontecimento do nascimento de João Batista está envolvido por um jubiloso sentido de admiração, de surpresa e de gratidão.
Devemos também nos questionar em um exame de consciência: experimento na alma aquele sentido da admiração que a presença de Deus nos dá, aquele sentido de gratidão? Como é a minha fé? É jubilosa? É aberta às surpresas de Deus? Porque Deus é o Deus das surpresas!
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.