Algumas lojas reabriram em Belford Roxo, Região Metropolitana do Rio, mesmo com a crise do Coronavirus, nesta terça-feira (31).Cléber Mendes
Por Sidney Rezende
Publicado 12/04/2020 06:00
O economista Paulo Rabello de Castro, através de sua empresa de consultoria, realizou um estudo para avaliar os efeitos econômicos da pandemia do novo coronavírus no Brasil e no mundo. O programa chamado de "Retomada Consciente" é identificado com simbologias de confronto de guerra, com ilustrações de "força aérea", "com a imagem de helicópteros distribuindo recursos financeiros de modo horizontal, bem pulverizado e veloz"; "força naval", "que lança 'flutuadores' para fortalecer a travessia orçamentária na fase aguda da crise, mantendo a confiança das finanças públicas"; e "força terrestre", que "deflagrará um grande plano de investimentos e empregos que não vai esperar pelo fim do surto do Covid para definir toda a estrutura econômica brasileira". O programa mobiliza um valor próximo a R$ 1,4 trilhão, o dobro do valor anunciado pelo governo federal.

Entre as ações propostas pelo programa estão, segundo Rabello de Castro, apoiar os empresários, manter os empregos e os negócios. "Para isso, estabelecer a moratória de todos os tributos, em proporções de 20, 50 e 100%, conforme o grau de impacto do lock down. Fazer isso de modo negociado com os segmentos. Com isso não haverá multas, juros moratórios, e todos poderão retomar pagamentos no 2º semestre e adiante".

Outro ponto levantado pelo economista é o apoio à ciência e indústria de ponta instaladas no Rio. "Fomentar a Biopolis em torno do trabalho da Fiocruz e no Distrito Especial de Santa Cruz trazer os produtores de equipamentos biomédicos e eletrônicos de ponta sob condições mundialmente competitivas", sugere.

Além disso, Rabello de Castro propõe "solidarizar o setor público com a situação geral de contenção de despesas. Todas as despesas públicas devem ser revisadas e ajustadas. Boa parte da queda de impostos será absorvida pela contenção proporcional da despesa, sempre protegendo os salários e fornecedores menores".
Cultura: regras de reembolso
Publicidade
Ajuda aos taxistas
Impacto da Covid-19 na eleição
Publicidade
Preocupação com o Enem
PICADINHO
Publicidade
 Shoppings da Aliansce Sonae doarão máscaras a hospitais do Rio de Janeiro para apoio no combate ao coronavírus.
Famílias de alunos da rede estadual de educação receberão benefício para compra de alimentos.

A MRS Logística está distribuindo diariamente refeições em comunidades por onde seus trilhos passam: Mandela, Parque Arará, Jacarezinho e Bandeira 2.