Deputado Gustavo Tutuca busca meios de viabilização eleitoralThiago Lontra/Alerj
Por Sidney Rezende
Publicado 23/04/2020 06:00
O eleitorado dos cinco deputados eleitos pelo MDB (Franciane Motta, Rosenverg Reis, Márcio Canella, Max Lemos e Gustavo Tutuca) está no interior e na Baixada. Todos os cinco foram eleitos por "máquinas" que, hoje, não estão a seu serviço. Mudaram de mãos, depois da vitória do governador Wilson Witzel.

Franciane, por exemplo, mulher de Paulo Mello, recebeu ajuda do que o marido dispunha, em matéria de cargos, no Estado, na Alerj e na Região dos Lagos. As más línguas dizem que a estrutura do Detran operou quase 100% em favor da então candidata. Franciane Motta goza de muita popularidade em Saquarema, graças a uma boa gestão como prefeita.

Gustavo Tutuca era o preferido do governador Pezão (os dois são de Piraí) e como Secretário de Ciência e Tecnologia teve, à sua disposição, a Faetec, que garantiu sua eleição.

Canella e Rosenverg Reis foram eleitos pelas poderosas estruturas das prefeituras de Belford Roxo e Caxias, respectivamente. Muitos cargos comissionados foram direcionados para suas candidaturas, chegando até a despertar a atenção do MP.

Max Lemos, que manteve sempre excelente relação com a família Picciani, e desta aproximação tirou benefícios, agora tentará a sorte pelo PSDB.

Chegada a eleição municipal, os cinco sabem que ela poderá ser fundamental para conseguirem se reeleger, em 2022, já que as estruturas que lhes garantiram a vitória já não estão mais a seu serviço. Suas votações - mesmo com tudo isso - não foram significativas, com exceção para Marcio Canella, em Belford Roxo.

Marcio Canella pode ser candidato em Mesquita, mas não descarta a possibilidade de concorrer à prefeitura de Belford Roxo. O problema é Waguinho, já que existe forte chance de ficar inelegível.

Situação quase semelhante acontece em Caxias, onde Washington Reis já foi condenado (transitou em julgado) por crime ambiental. O receio é, mesmo ele sendo reeleito, perder o mandato no dia seguinte, razão pela qual Rosenverg Reis é considerado um "backup". Não se descarta essa possibilidade, já que Rosenverg goza de semelhante popularidade da do irmão prefeito. 
Sem cortes
Publicidade
Jandira indignada
Mão estendida aos portugueses
Publicidade
Royalties: STF mantém agenda
PICADINHO
Publicidade
Escritores vão comemorar o Dia da Baixada Fluminense (30 de abril) em grande estilo com o lançamento do livro digital "Veias da Baixada". As inscrições para participar gratuitamente da obra devem ser feitas até sábado (25) através do site www.editoraliterese.com.br

A Marinha e a Rodoviária do Rio fazem hoje (23) um ação de desinfecção do terminal no combate ao coronavírus. A Rodoviária registra uma queda de 97% no movimento com a pandemia.

A partir desta semana, o empresário Tadeu Vieira (@tadeuvieira.rio) recebe no ciclo de lives criado por ele os pré-candidatos à Prefeitura do Rio de Janeiro.