Fred LuzDaniel Castelo Branco / Agência O Dia
Por Sidney Rezende
Publicado 06/06/2020 06:00
O pré-candidato à Prefeitura do Rio Fred Luz disse que, se for eleito, vai mudar o jeito de governar. Ele deu um exemplo de como enfrentar um problema estrutural das grandes capitais brasileiras, mas que, no caso do Rio, é mais grave e tem a ver com a forma como uma empresa do estado é tratada pelo município.
"O saneamento é essa vergonha. O prefeito jamais cobrou da Cedae do jeito que deve cobrar. O prefeito é o representante dos cariocas e tem que tentar destruir esse contrato da Cedae, como Niterói fez. Niterói fez uma licitação, colocou uma empresa privada e, pasmem, 95% do esgoto é tratado, enquanto no Rio, menos da metade é. Isso é um escândalo. Vai ter que judicializar para ter que renegociar. O acordo da cidade do Rio de Janeiro com a Cedae, que tem uma validade de 50 anos, é extorsivo para a cidade. É extorsivo para as pessoas que vivem aqui, porque a gente paga a conta, 77% da receita da Cedae, e a gente não tem água, a gente não sabe qual a qualidade da água, e não tem multa para a Cedae no acordo".
Publicidade
Fred Luz deu outro exemplo: "Você compra água mineral, ou não compra nada, fica doente. Cadê a indenização? Por que tem que pagar conta se o serviço não está sendo prestado? Se a Cedae joga esgoto in natura nas águas pluviais, por que ela não é multada? Por que não se cobra nada? O contrato é péssimo. É ilegal, porque ele não passou pela Câmara dos Vereadores, não atende ao marco regulatório do saneamento já antigo, e os prefeitos aqui, como são amiguinhos de todo mundo há anos, fazem composições entre os seus amigos". 
Correios: Acabou a paciência
Publicidade
Hospital de Itaguaí na mira do MPRJ
Benedita confirma presença em live
Publicidade
PICADINHO
Estudo do Inea mostra que praias de Botafogo e do Flamengo apresentam expressiva redução na poluição; diminuição de 86% e de 96% de coliformes fecais, respectivamente. 
Publicidade
ABIH-RJ e Hotéis Rio, em parceria com órgãos públicos do Estado e Prefeitura, lançam selo de boas práticas no combate à Covid-19 para empreendimentos hoteleiros.
SMTR aplicou 166 multas por lotação em estações do BRT somente na manhã de ontem (5) com a intensificação de ações de fiscalização e orientações.