Eleição vai entrar na semana decisiva Divulgação
Por Sidney Rezende
Publicado 07/09/2020 06:00
A semana será intensa na política carioca. O quadro eleitoral passa da fase das pré-candidaturas para outro estágio, sem dúvida, mais realista. O temor dos que acreditam na chamada terceira via é não conseguir viabilizar uma candidatura forte o suficiente para quebrar a polarização Marcelo Crivella (Republicanos), atual prefeito; e seu principal oponente, Eduardo Paes, o antecessor. Paes disse ao colunista: "eu posso até não ganhar, mas o Crivella também não ganhará". Eduardo não quer escancarar, mas o que ele pensa é que ele próprio é o único que pode derrotá-lo no próximo pleito. Já seus adversários rezam de joelhos para vir da Justiça um coelho que tire Paes da disputa: uma investigação matadora ou uma prova de algum ato gravíssimo que o ex-prefeito tenha sido responsável durante a sua gestão.
A esquerda, por sua vez, não conseguiu união entre as forças e está difícil isto acontecer. Se Marcelo Freixo, com seu lastro de militância e prestígio na oposição, não conseguiu unidade, é difícil acreditar que a deputada estadual Renata Souza reúna os insatisfeitos com Bolsonaro em torno da sua candidatura. Rede, PSB e PDT fizeram das tripas coração para a convergência de apoio a um só nome, mas pergunte para Martha Rocha (PDT) e Eduardo Bandeira de Mello (Rede) se está sendo fácil decidir. Benedita da Silva (PT) tem votos fiéis que a reconduzem para cargos legislativos, mas é incerto que seja a surpresa da disputa para o executivo. Cyro Garcia, desde 1974 na política, Enfermeira Rejane (PCdoB), Clarissa Garotinho (Pros), Cristiane Brasil (PTB), Fred Luz (Novo), Glória Heloiza (PSC), Hugo Leal (PSD), Paulo Marinho (PSDB), Paulo Messina (MDB), Rodrigo Amorim (PSL), Cabo Daciolo (PP) são nomes que sabem suas limitações eleitorais. A segunda fase do jogo eleitoral 2020 começa agora. Outubro é a terceira fase e alguns destes nomes vão desistir para já fortalecer os mais viáveis. Na primeira semana de novembro, teremos a rearrumação definitiva antes do primeiro turno. Vai que o povo cansado de blá blá blá mata a disputa logo e nem deixa ir para segundo turno. Eleição de tiro curto tem destas coisas. A ver. 
Publicidade
A política na vida das gêmeas
Cris Gêmeas e Ana CristinaDivulgação
O Rio pelos animais
Publicidade
Destruição ambiental em Arraial
Portal da Transparência
Publicidade
PICADINHO
Ecad e Casa Firjan correalizam debate, amanhã (8), às 19h, sobre música como estratégia de negócio. Evento online é gratuito no site da Casa Firjan. 
Publicidade
Micros e pequenas empresas puxam alta de 6,2% na busca por crédito em julho, revela Serasa Experian.
O Supermercados Mundial promove até o dia 15 de setembro a Semana do Pescado com promoções especiais de itens frescos e congelados nas 20 lojas da rede. Expectativa é aumentar as vendas em torno de 25% nesse período.