Pedro Paulo será o secretário de Fazenda de Eduardo PaesAgência Câmara
Por Nuno Vasconcellos
Publicado 02/12/2020 05:00
O prefeito eleito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM), renova sua confiança no deputado federal Pedro Paulo (DEM) e o convoca para ser o novo secretário de Fazenda do município. A hesitação inicial de Pedro Paulo, ao receber o convite, é justificável. Em entrevista ao colunista de O Dia, Sidney Rezende, o deputado já antevia a situação de caixa que seria deixada por Marcelo Crivella em 2020. O deputado, que é formado em Economia com MBA em Análise de Conjuntura Econômica pela UFRJ, mestrados em Economia Regional na UFF e em Política Aplicada, em Madri, enfrentará a situação com austeridade.

POSSÍVEIS MEDIDAS

No início do ano, Pedro Paulo já estava preocupado. "O quadro é gravíssimo. A Prefeitura do Rio encerrou 2019 com R$ 1 bilhão de déficit orçamentário e R$ 4 bilhões de rombo de caixa, somados os restos a pagar". Tudo indica que o novo secretário parta para "uma redução drástica e rigorosa do custeio. Do lado da receita, é hora de criatividade e articulação política. Oferecer descontos agressivos para pagar em dia e até antecipar impostos e dívidas administrativas e ativa. Criaria uma central na Fazenda dedicada para reduzir inadimplência e negociar antecipações dessas obrigações. Com metas ousadas e bônus vinculados a resultados. Articular politicamente receitas extraordinárias junto ao governo federal, por exemplo, na cobertura de despesas extras na saúde e proteção social".O prefeito eleito quer dar dinamismo já no início do mandato e por isso quer contar com auxiliares de confiança. Nesta cota, além Pedro Paulo, Paes quer contar com Marcelo Calero, deputado eleito pelo Cidadania. Ambos já trabalharam com o novo alcaide. Os dois vão se licenciar do mandato na Câmara e desta forma abrir caminho para seus suplentes.
Arregaçar as mangas
Publicidade
Depois da eleição, a economia
Aperta o cerco aos traficantes de animais
Publicidade
Informações ao consumidor
Twittadas do Nuno
Publicidade
Um absurdo a prefeitura do Rio ter encerrado o atendimento médico online em pleno colapso da rede de saúde pública e particular. O Telessaúde precisa, na verdade, ser permanente, já que a população clama por ajuda nesta área.

A coluna Informe do Dia foi destaque no prestigiado The Guardian. Orgulho dessa repercussão após pouco tempo assinando a coluna. Agradeço à equipe do jornal e ao meu guru, Ricardo Gallupo. Uma motivação a mais para irmos além.
Leia mais