Reportagem do jornal britânico 'The Guardian' cita coluna do Dia - Reprodução
Reportagem do jornal britânico 'The Guardian' cita coluna do DiaReprodução
Por O Dia
Rio - A coluna Informe do Dia foi citada pelo jornal britânico 'The Guardian' nesta segunda-feira. O periódico destacou a coluna de Nuno Vasconcellos desta segunda-feira que repercutiu a derrota do prefeito Marcelo Crivella nas urnas no último domingo. O colunista e proprietário dos jornais O DIA e Meia Hora ressaltou que o resultado da eleição municipal na capital fluminense foi uma vitória do povo do Rio de Janeiro.
"Ao conduzir o candidato do DEM à prefeitura, o carioca votou em si mesmo e rejeitou o lobo em pele de cordeiro encarnado por Marcelo Crivella — que em seus quatro anos de mandato revelou sua pequena estatura como homem e como político", diz trecho do Informe do Dia, destacado no jornal britânico.
Publicidade
O Guardian ressaltou que, apesar de ser aliado do presidente Jair Bolsonaro, Marcelo Crivella perdeu em todas as zonas eleitorais da cidade o que, segundo o jornal, representa o triunfo da diversidade. O atual prefeito é descrito pelo periódico inglês como "um bispo neopentecostal amplamente odiado, considerado por alguns o pior prefeito da história da cidade".

O jornal acrescenta em sua reportagem que em sua coluna no Dia, Nuno Vasconcellos saudou os eleitores cariocas por ignorar a “falsa pregação” do prefeito evangélico.
Publicidade
Informe do Dia é destacado em reportagem do jornal britânico The Guardian - Reprodução
Informe do Dia é destacado em reportagem do jornal britânico The GuardianReprodução
O Guardian informa os britânicos de que o Rio não foi a única cidade a rejeitar candidatos apoiados por Bolsonaro e avalia que o segundo turno das eleições municipais indicaram que alguns brasileiros estão se cansando do estilo incendiário do presidente da República. A eleição de Bruno Covas, de centro-direita, em São Paulo, também foi apontada como indicação de moderação no cenário político brasileiro.
Publicidade
Por fim, o jornal destaca o mau desempenho do Partido dos Trabalhadores (PT), que não conseguiu eleger prefeito em nenhuma capital do país pela primeira vez desde a reabertura democrática em 1985. E ressalta Guilherme Boulos (Psol), de 38 anos, como "força que parece estar preenchendo parte do vazio" na esquerda brasileira.