"Não faz sentido exigir a renovação do laudo de diagnóstico periodicamente", aponta o deputado Guilherme DelaroliFoto: Divulgação
Publicado 22/03/2023 19:11
Publicidade
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é pauta no novo projeto de lei do deputado Guilherme Delaroli (PL), publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (22). No texto, o parlamentar pede a inclusão do TEA na lei que garante prazo de validade indeterminado para atestados e laudos de doenças físicas, mentais e intelectuais irreversíveis. O projeto tem como objetivo colocar fim às exigências de renovação periódicas do documento, evitando transtornos aos portadores da condição.

Para Delaroli, a exclusão do autismo da lei não possui cabimento, tendo em vista que é um transtorno irreversível e sem cura completa — o que teoricamente se encaixaria nos padrões da legislação. “Não faz sentido exigir a renovação do laudo de diagnóstico periodicamente. Pior que tem sido prática comum de alguns órgãos a solicitação de renovação do laudo médico pericial por entenderem que o tempo indeterminado pode ser questionado quanto a sua validade. Nosso projeto de lei evita aborrecimentos e transtornos aos familiares do portador de TEA, garantindo a eles um direito mais do que justo”, declara.

O PL passará pela análise das comissões de Constituição e Justiça; Pessoa com Deficiência; Saúde; e Orçamento.
*Gustavo Braz, sob a supervisão de Aline Macedo.
Publicidade
Leia mais