"Acredito que antes da indicação a Frente Parlamentar Mista de Tecnologia e Atividades Nucleares poderia ter sido ouvida pelo ministro para contribuir com a escolha do nome", declarou o deputado Júlio Lopes Divulgação
Publicado 13/04/2023 17:44 | Atualizado 13/04/2023 17:44
Publicidade
Os deputados Júlio Lopes (PP) e Áureo Ribeiro (SDD) estão convocando o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, para prestar esclarecimentos sobre a escolha do advogado Raul Lycurgo Reis como novo presidente da Eletronuclear. Uma das principais dúvidas e preocupações dos parlamentares é a falta de experiência de Lycurgo no setor.

Lopes, que lidera a Frente Parlamentar Mista de Tecnologia e Atividades Nucleares, não ficou nada satisfeito com a nomeação, e se mostrou preocupado com o futuro do sistema nuclear do país. “O Brasil, como todo o mundo, está em pleno desenvolvimento nesse setor. Acredito que antes da indicação a frente parlamentar poderia ter sido ouvida pelo ministro para contribuir com a escolha do nome. Que fique claro que não estamos ligados a nenhum nome, mas sim a alguém de referência no setor. Não devemos deixar que ocorra um novo atraso institucional no setor, como com as obras de Angra III, na Costa Verde”, declarou.

O deputado também ressaltou que o Brasil é reconhecido internacionalmente por seus especialistas em energia nuclear, e que desconsiderar a academia e as instituições do setor é algo absurdo.
*Colaborou o estagiário Gustavo Braz, sob supervisão de Aline Macedo.
Publicidade
Leia mais