A deputada Martha Rocha (PDT) durante a Conferência de Parlamentares Contra a Tuberculose, no PanamáReprodução / Redes Sociais
Publicado 25/04/2023 17:55
Publicidade
A deputada Martha Rocha (PDT) foi a única parlamentar brasileira a assinar uma carta de intenções produzida durante a Conferência de Parlamentares Contra a Tuberculose, que aconteceu nesta segunda (24) e terça-feira (25), no Panamá, e reuniu deputados de países das Américas. O documento relaciona os projetos que cada membro do legislativo trabalhará para combater a doença, sendo enviado como referência para a Organização das Nações Unidas e a Organização Mundial da Saúde.

Atuante no combate à doença, a parlamentar é autora da lei nº 8.746/20, que institui a Política Estadual de Controle e Eliminação da Tuberculose. Segundo a deputada, o estado do Rio está no ranking de maior incidência da enfermidade, além de apresentar muitos casos de abandono do tratamento. “O Rio é o segundo estado com a maior taxa de incidência de tuberculose no Brasil. Também apresenta alta taxa de interrupção do tratamento e de mortes. Pobreza, desnutrição, más condições sanitárias e alta densidade populacional disseminam a doença. A luta contra a tuberculose exige a colaboração de toda a sociedade. Participar da conferência é uma oportunidade de conhecer estratégias e desafios de outros países da América Latina”, aponta.
*Gustavo Braz, sob supervisão de Aline Macedo.
Publicidade
Leia mais