Publicado 09/05/2023 17:46
Com a chegada do Dia das Mães, o comércio se prepara para uma das datas de maior volume de vendas. No estado do Rio, uma pesquisa realizada pela FecomércioRJ revela que os consumidores pretendem gastar cerca de R$ 167,30 em presentes para a data, fazendo com que os gastos cheguem a R$ 714,3 milhões, um crescimento de 7% em relação ao ano passado caso a previsão se confirme. Para ajudar o público a não cair em armadilhas na hora da compra, a presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara do Rio, Vera Lins (PP) , reuniu algumas recomendações para que os clientes fiquem atentos às condições de pagamento, preços dos produtos e informações sobre promoções.
A vereadora ressalta que é importante os consumidores sempre guardarem os folhetos com as promoções divulgadas, garantindo seu direito em caso de problemas. Além disso, a parlamentar também lembra que os lojistas não podem exigir um valor específico para pagamento com cartão de crédito, e as compras com cartão de débito, crédito ou dinheiro não podem ser diferenciadas. Em relação aos produtos têxteis, Lins afirma que é necessário prestar atenção na etiqueta, onde devem constar o CNPJ do fabricante e informações sobre como lavar e evitar problemas de alergia. Já para eletrodomésticos, a orientação é observar as especificações do fabricante, voltagem e informações em língua portuguesa para produtos importados.
Lins também dá dicas para as compras online, já que o consumidor tem direito de desistir da compra ou do serviço em até sete dias, a partir do recebimento do produto ou da assinatura do contrato. A nota fiscal é a garantia de compra e possível troca do produto, caso seja oferecida pelo lojista. No entanto, a vereadora ressalta que nenhuma loja é obrigada a trocar produtos sem defeito, mas se o gerente do estabelecimento oferecer essa opção, o consumidor deve pedir que ela seja escrita na nota fiscal ou na etiqueta do produto para garantir a troca no caso de insatisfação da mãe presenteada.
A vereadora ressalta que é importante os consumidores sempre guardarem os folhetos com as promoções divulgadas, garantindo seu direito em caso de problemas. Além disso, a parlamentar também lembra que os lojistas não podem exigir um valor específico para pagamento com cartão de crédito, e as compras com cartão de débito, crédito ou dinheiro não podem ser diferenciadas. Em relação aos produtos têxteis, Lins afirma que é necessário prestar atenção na etiqueta, onde devem constar o CNPJ do fabricante e informações sobre como lavar e evitar problemas de alergia. Já para eletrodomésticos, a orientação é observar as especificações do fabricante, voltagem e informações em língua portuguesa para produtos importados.
Lins também dá dicas para as compras online, já que o consumidor tem direito de desistir da compra ou do serviço em até sete dias, a partir do recebimento do produto ou da assinatura do contrato. A nota fiscal é a garantia de compra e possível troca do produto, caso seja oferecida pelo lojista. No entanto, a vereadora ressalta que nenhuma loja é obrigada a trocar produtos sem defeito, mas se o gerente do estabelecimento oferecer essa opção, o consumidor deve pedir que ela seja escrita na nota fiscal ou na etiqueta do produto para garantir a troca no caso de insatisfação da mãe presenteada.
*Colaborou o estagiário Gustavo Braz, sob supervisão de Aline Macedo.
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