Publicado 01/08/2023 05:00
Com o fim do recesso parlamentar, o que se espera é que a Alerj volte a ser uma casa política relevante. É imprescindível que a Assembleia Legislativa debata com seriedade grandes temas nacionais, como o da reforma tributária. Fomos conversar com o Átila Nunes que está neste universo desde o período da ditadura militar, pelo MDB, já que ele foi eleito pela primeira vez em 1970. Ele concorda que elevar a discussão política faria bem à sociedade. O pai tinha sido deputado e vociferava contra a ditadura. Morreu em outubro de 68, mas teria sido cassado. "Oitenta por cento dos debates quando meu pai era deputado eram voltados para os temas nacionais, especialmente para a ausência de liberdade e a intervenção das Forças Armadas no processo político. Eram debates fantásticos! Grandes nomes de esquerda e de direita brilhavam no plenário: Sandra Cavalcanti, Ligia Lessa Bastos, Alvaro Vale, Raul Brunini, Lopo Coelho e tantos outros", relembra Nunes. O fato é que os deputados de hoje gastam energia na entrega de honrarias. Nesse ínterim, o governo do RJ está encurralado, com dificuladades de cumprir o acordo de Responsabilidade Fiscal, ameaçando repetir os tempos difíceis do Pezão.
Ônibus em marcha à ré
O novo marco regulatório do transporte rodoviário, assunto de audiência pública hoje, tem gerado críticas à Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) sobre a falta de abertura para entrada de novos players. As rotas mais atrativas têm regras específicas para o ingresso de novas empresas de ônibus. No nível 1, quase a metade dos 627 linhas só tem uma empresa licenciada operando. É o caso das rotas que ligam Brasília, Fortaleza, Curitiba, Florianópolis com o Rio de Janeiro. “Nessas linhas, a ANTT só vai permitir a entrada de uma nova empresa por ano. Na prática, vai manter o monopólio atual”, diz o presidente da Abrafrec (Associação dos Fretadores), Marcelo Nunes, que representa empresas de fretamento que fazem viagens intermediadas por aplicativo. Outras 13 linhas partindo da capital fluminense também são operadas por apenas uma empresa de ônibus, como as viagens para Santos, Ubatuba e São Sebastião, em São Paulo, e a rota para Vila Velha, no Espírito Santo.
Premiação para mulheres
A Associação Brasileira de Engenheiras e Arquitetas do Estado do Rio de Janeiro (ABEA-RJ) lança, nesta sexta-feira (4), o Prêmio Carmen Portinho, em homenagem à engenheira, patrona do urbanismo no Brasil e ativista na luta pelos direitos das mulheres. No evento, serão premiadas 20 mulheres que fazem a diferença para o avanço da sociedade e para o reconhecimento do valor delas nas áreas profissional, social e política. Haverá também entrega de honrarias especiais para quem fortalece a presença feminina no mercado de trabalho e incentiva a equidade de gênero. Um dos agraciados será o senador Carlos Portinho, sobrinho-neto de Carmen.
Mais incentivo à cultura
Será lançado hoje (1º) o Edital do Contribuinte Incentivador para habilitar empresas contribuintes do ISS do município do Rio a destinarem um percentual de até 20% dos seus recursos arrecadados pelo imposto para viabilizar projetos culturais certificados pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Só em 2023, serão destinados R$ 70,3 milhões a projetos via incentivo fiscal.
PICADINHO
Jardim Botânico do Rio oferece, a partir de hoje (1), visitas guiadas ao Orquidário em cinco idiomas: português, inglês, francês, espanhol e italiano. Para participar é preciso fazer inscrição. Telefones (21) 3874-1808/3874-1214, e-mail cvis@jbrj.gov.br ou diretamente no Centro de Visitantes do JBRJ.
Rodoviária do Rio faz hoje entrega de mais de 1.500 peças arrecadadas na sua 25ª Campanha do Agasalho, feita em parceria com a Socicam. Doações serão recebidas pela ONG Anjinho Feliz, que atende quase 400 famílias de rua e de comunidades carentes no Rio.
Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi estará na inauguração do Posto de Atendimento do INSS em Barra de São João, em Casimiro de Abreu, na próxima segunda-feira (7).
Rodoviária do Rio faz hoje entrega de mais de 1.500 peças arrecadadas na sua 25ª Campanha do Agasalho, feita em parceria com a Socicam. Doações serão recebidas pela ONG Anjinho Feliz, que atende quase 400 famílias de rua e de comunidades carentes no Rio.
Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi estará na inauguração do Posto de Atendimento do INSS em Barra de São João, em Casimiro de Abreu, na próxima segunda-feira (7).
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.