Anderson Monteze é figura discreta nos gabinetes de parlamentares e autoridades do RioClaunir Tavares / PGE-RJ
Publicado 08/08/2023 05:00
Publicidade
O Palácio Guanabara e a cúpula da Alerj estão atentos à saúde do caixa do Estado. Tudo o que se discute na Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa interessa. No fundo das sessões, costuma ficar um homem discreto e silencioso. Ele é conhecido pelos bem informados por circular nos gabinetes dos parlamentares sem ser notado. É respeitado. Mas a simplicidade esconde o seu real poder. Anderson Monteze, Assessor Especial de Orçamento e Finanças, hoje é o homem de confiança do presidente da Alerj, deputado Rodrigo Bacellar (PL), a quem auxilia pessoalmente. O ex-Subsecretário de Planejamento e Orçamento também é querido pelo governador Cláudio Castro. Olhos e ouvidos dos dois. À coluna, Monteze disse que "na Alerj, recebemos os Projetos de Lei que tratam sobre planejamento, orçamento e finanças públicas e temos a missão de assessorar toda a Casa para a melhor condução do processo legislativo. Especialmente, as peças orçamentárias têm grande importância para a efetividade das políticas públicas e influenciam diretamente a vida do cidadão. Além da elaboração das Leis, também acompanhamos a execução orçamentária e financeira do Estado, monitoramos a arrecadação e as obrigações, assim como analisamos as influências internas e externas que podem alterar o cenário estadual, com o objetivo de assessorar possíveis mudanças de direção, baseado em dados”.
"PT bocão" está de volta
A reunião da presidente do PT, Gleisi Hoffmann, com petistas do Rio de Janeiro deixou claro que o partido quer muito indicar o nome do vice na chapa de Eduardo Paes, que tentará a reeleição à prefeitura da capital, em 2024. O ex-governador Garotinho disse, no passado, que o PT era o "partido da boquinha". Um adversário bem humorado não perdeu tempo: "Agora é o Partido do Bocão". As conversas continuam.
Delegacia da Mulher no Noroeste Fluminense
Itaperuna terá a primeira Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) do Noroeste Fluminense. A Prefeitura da cidade fez doação do terreno à Secretaria de Estado de Polícia Civil. O estado passará a contar com 15 unidades especializadas no acolhimento às vítimas de violência doméstica, familiar e de gênero. A Polícia Civil e parceiros têm ainda quatro Núcleos Integrados de Atendimento à Mulher (Niams) nas cidades de Miguel Pereira, Bom Jesus de Itabapoana, Barra do Piraí e Itaboraí. Ainda este mês serão inaugurados os de Vassouras e de Rio das Flores.
"A Democracia das Etnias" no Planetário do Rio
A ampla programação do Planetário, na Gávea, aumentou a frequência no local. Um dos motivos, além de apreciar as estrelas, é que se passou a discutir temas como o destino da humanidade se todas as culturas do planeta contribuíssem de forma democrática para um mundo mais igualitário. Este será um dos assuntos tratados na Cúpula Galileu Galilei, quinta-feira, às 16h. Os participantes do inédito documentário "A Democracia das Etnias" vão debater com a plateia. Entrada franca.
PICADINHO
Projeto "Gentilezinha" retorna à Rocinha e a escolas municipais do Rio de Janeiro com série de 20 apresentações teatrais inéditas a partir de 16 de agosto.

Sinepe Rio completa 90 anos e começa hoje (8) série de palestras para educadores e gestores, no auditório da instituição, no Centro. Mais informações pelo Whatsapp (21) 99571-7616.

Teatro Noel Rosa, no campus da Uerj, recebe, no próximo dia 16, às 20h, o espetáculo "1979 e suas trilhas sonoras".
Publicidade
Leia mais