MaracanãVitor Silva/Botafogo
Publicado 10/08/2023 05:00
Publicidade
Nos dias de jogos de futebol, a venda de bebidas e demais produtos em recipientes de vidro poderá ser proibida no entorno de estádios. Projeto de lei apresentado pelo deputado estadual Carlinhos BNH (PP), em coautoria com deputada Índia Armelau (PL), está em tramitação na Alerj. A ideia é preservar a segurança e a integridade física da população. "Infelizmente, garrafas acabam funcionando como armas nas mãos de pessoas que saem de casa com o intuito de promover brigas e confusões", explica o deputado Carlinhos BNH. A alternativa é a venda do líquido em latinhas. "Infelizmente, não tem como a cerveja ser industrializada em frascos plásticos, porque não suportaria altas temperaturas da produção. Embora 75% das garrafas pets de água e refrigerantes já sejam de material reciclável", disse Gladstone Santos Júnior, presidente do Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado do Rio de Janeiro. "O positivo desta proposta é que a sociedade começa a ver que o plástico não é vilão ", concluiu.
Secretário almoça na escola
'Adoro', conta o secretário de Educação, Renan Ferreirinha Agência O Dia
A merenda da rede municipal do Rio alcança mais de um milhão de refeições por dia. O cardápio é elaborado por nutricionistas da prefeitura, que podem utilizar as hortas escolares e a compra de produtos da agricultura familiar. "Subimos a compra de alimentos da agricultura familiar de 4% para 38%. Eu almoço, em média, três vezes por semana em escolas e adoro. Seria muito bom se as crianças entendessem que comida nutritiva pode ser, sim, comida saborosa", disse o secretário Renan Ferreirinha.
Empresas ambientais
Ex-secretário das pastas da Fazenda e Planejamento e Gestão do Estado do Rio de Janeiro, Nelson Rocha, agora na presidência da Câmara de Comércio e Indústria do Estado do Rio de Janeiro (Caerj), está empenhado em novas certificações internacionais que meçam o grau de comprometimento das empresas do Rio com questões ambientais, sociais e de governança (ESG, na sigla em inglês).
Mais diversidade na arquitetura e urbanismo
Pela primeira vez, as chapas que concorrem às eleições no Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ) devem ter cotas que garantam participação de mulheres, negros, indígenas, LGBTQIA+ e pessoas com deficiência. A inscrição das chapas vai até 18 de agosto. Arquitetos e urbanistas vão escolher seus representantes, no dia 10 de outubro, para gestão 2024/2026.
PICADINHO
 Espetáculo infantil "Erê" terá duas sessões com acessibilidade em Libras no próximo sábado (12), às 11h e às 16h, no Teatro I, do Sesc Tijuca.

Feira Gastronômica Itinerante – FGI retorna a Copacabana, desta sexta até domingo, com edição Lido na Brasa, um festival pocket de churrasco. Entrada é gratuita e evento vai de 12h às 21h, na Praça do Lido.
Desfile do projeto Novos Talentos, da Firjan SENAI, traz a arte brasileira para enfrentar a concorrência. Amanhã (11), às 20h, na Arena de Desfile, em Nova Friburgo.
Publicidade
Leia mais