Presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar tem forma peculiar de lidar com opositoresThiago Lontra / Alerj
Publicado 12/08/2023 05:00
Publicidade
O ex-deputado Paulo Mello, político influente na Região dos Lagos e que já foi presidente da Assembleia Legislativa (2011/2015), conta para quem quiser ouvir que o atual general da Casa, Rodrigo Bacellar (PL), tem um estilo próprio de lidar com a oposição: a de oferecer "canja sem galinha". Vale explicar. Diferentemente do lendário Jorge Picciani, que prestigiava oposicionistas de renome, e os indicava de forma cirúrgica para comissões como Direitos Humanos e Cultura, Bacelar prefere afastá-los e, como compensação, oferecer cargos sem importância. É a "canja sem galinha". Carlos Minc (PSB) perdeu Meio-Ambiente, Flavio Serafini (PSOL) tomou passa fora da Educação, e Martha Rocha foi obrigada a abandonar a Saúde.
Câncer: tratamento tem que ser rápido
Audiência presidida pelo deputado Jorge Braz, na Câmara.Divulgação
Um estudo com 747 mulheres com câncer de mama mostrou que o atraso de um mês no início do tratamento aumenta em 10% o risco de morte. Os dados foram citados pelo oncologista Alexandre Andrade dos Anjos, da Sociedade Brasileira de Oncologia, na audiência presidida pelo deputado federal Jorge Braz (Republicanos) na Câmara. O debate, promovido pela Comissão de Defesa do Consumidor, discutiu o Projeto de Lei 1215/21, que obriga os planos de saúde a iniciarem o tratamento do câncer em 7 dias após o diagnóstico e, em 48 horas, em caso de metástase.
Um presente para Preta
A Assembleia Legislativa do Rio aprovou homenagem à cantora Preta Gil, o Prêmio Dandara, concedido a personalidades que contribuem para a valorização da mulher negra afrodescendente, latino-americana e caribenha no Estado. Quem não gostou foram os deputados estaduais de direita. A primeira a enfrentar os conservadores foi a deputada Dani Balbi (PCdoB), autora da iniciativa. "A Preta está sendo vítima de racismo", desabafou.
Engarrafamentos x roubo de cargas
Para o prefeito Eduardo Paes, os caminhões que trafegam pela Avenida Brasil devem ficar exclusivamente nas pistas laterais para reduzir os engarrafamentos. No entanto, a ideia foi duramente criticada pelo comandante da PM e representantes do Sindicarga. Eles explicaram que a estratégia de se evitar roubo de cargas iria por água abaixo com a ação da prefeitura, já que as pistas laterais da rodovia são contíguas a comunidades perigosas, onde os veículos vão para descarga ilegal.
PICADINHO
Circo Turma da Mônica estreia novo espetáculo na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, a partir de hoje (12), em comemoração aos 60 anos da Mônica.

Companhia de Aruanda comemora 16 anos com festa Fuzuê D'Aruanda no próximo dia 17, às 20h, no Viaduto de Madureira.

Cantor D’Black faz show gratuito em celebração ao Dia dos Pais no Shopping Jardim Guadalupe. Amanhã, às 14h.
Publicidade
Leia mais