Publicado 18/08/2023 05:00
Os trabalhos da CPI dos atos golpistas e as investigações da Polícia Federal sobre o destino das joias presenteadas ao governo brasileiro e que estavam sob os cuidados do então presidente Jair Bolsonaro criaram um estado de paralisia política nos seus aliados nos estados. Poucos querem falar. A coluna tentou contato para obter depoimentos com 13 deles, e somente dois responderam. O subsecretário estadual de Transformação Digital, Alexandre Knoploch, filiado ao PSL, vê perseguição. "Brasil está em estado de exceção. Infelizmente em um país onde tem decretos que ferem a Constituição como essa do armamento e um Judiciário inerte, vamos a passos largos à ditadura, e, como todas as ditaduras, a primeira coisa é perseguir quem é oposição". Cuidadoso, o deputado Rodrigo Amorim (PTB) saiu pela tangente: "Não quero me meter nesse assunto, não. Estou muito adstrito às pautas locais por ora. Mas creio que nesse momento eu possa contribuir pouco. Talvez por efetiva falta de informação".
Lentes dos fotógrafos na Bienal
Pela primeira vez em 40 anos, a Bienal do Livro do Rio de Janeiro vai receber um stand dedicado exclusivamente a livros de fotografias. A Editora Luminatti, do editor e fotógrafo Ricardo Siqueira, vai ter em seu espaço palestras e rodas de conversas com grantes talentos das lentes. Um deles é André Arruda, que registrou esta linda foto do sambista Nelson Sargento, no livro "100 coisas que cem pessoas não vivem sem". A palestra do fotógrafo será no dia 7, às 17h. A Bienal será de 1º a 10 de setembro, no Riocentro.
Brizola vem aí. Será?
O ex-vereador Leonel Brizola Neto foi convidado pelo PT de Nilópolis para ser pré-candidato a prefeito na cidade da Beija-Flor. Ele não descartou a ideia. "Estou estudando com muito carinho. Se conseguirmos unir o campo progressista e o partido nacionalmente apoiar, com certeza". Ele disse que pretende dar a resposta até a data limite para troca do seu domicílio eleitoral. Brizola mora na zona oeste do Rio.
Extorsão e ameaças em base eleitoral
O deputado estadual Marcelo Dino (União) recebeu ameaça de morte no final de julho, no bairro Pilar, em Duque de Caxias. Os criminosos informaram seus dados pessoais e tentaram extorqui-lo afirmando que iriam "entupir cara dele e a dos comerciantes de tiro". O parlamentar levanta bandeira da segurança pública e enfrenta um dos maiores desafios contra o crime organizado na sua base eleitoral.
PICADINHO
Nesta sexta-feira, a grande novidade é a volta do Caderno de O Dia, Show & Lazer.
Relator da Reforma Tributária, senador Efraim Filho estará em Petrópolis amanhã (19) para falar a 200 empresários fluminenses, na 37ª Convenção Estadual do Comércio Varejista.
Consulado Argentino promove, hoje (18), às 19h, o espetáculo de tango "Bestias Exiliadas", com música ao vivo e bailarinos Luciano Bastos e Cecília González. Entrada gratuita.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.