Mãe Bernadete defendia população quilombola e foi assassinada por intolerância religiosaReprodução/Conaq
Publicado 22/08/2023 05:00
Publicidade
A morte da ialorixá e líder quilombola Mãe Bernadete, assassinada na Bahia, tem significado semelhante à da morte de Dorothy Mae Stang, conhecida como Irmã Dorothy, religiosa americana, naturalizada brasileira, membro da Congregação das Irmãs de Notre Dame de Namur. Defensora do meio ambiente, ela foi assassinada no estado do Pará, apesar de receber continuamente ameaças de morte de madeireiros e proprietários de terras. Já a ialorixá Mãe Bernadete defendia a população quilombola contra a tentativa de tomada das suas terras. O deputado estadual Átila Nunes (MDB), relator da CPI da Intolerância Religiosa na Alerj, fez um levantamento de dados importante. "Eu constatei que dobrou o número de denúncias de preconceito religioso no país: foram 106% a mais num ano. Foram 583 em 2021, pulando para 1,2 mil, em 2022, uma média de três por dia. O estado recordista é São Paulo (270 denúncias), seguido por Rio de Janeiro (219), Bahia (172), Minas Gerais (94) e Rio Grande do Sul (51)". O alerta do parlamentar é que "líderes religiosos não são poupados, sendo que no caso da ialorixá Mãe Bernadete era inequívoco o preconceito religioso, demonstrado várias vezes. A morte de seu filho e o desleixo com que sua segurança foi tratada mostra isso. A proteção 24 horas que foi determinada judicialmente jamais foi cumprida, resumindo-se a uma rápida visita pela ronda policial baiana. O assassinato da Mãe Bernadete, mostra que não se aprende a mais básica das lições da Humanidade: o passado deveria ser uma lição para se meditar, não para se reproduzir".
Tino Marcos está de volta
O coração do jornalista esportivo Tino Marcos vai bater forte nesta quarta-feira. Por iniciativa da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, em parceria com o Museu da Pelada, ele retornará à escola pública Adlai Stevenson, onde estudou quando criança. O homenageado do mês passado foi o craque Zico. Tino vai se encantar com o mural assinado pelo artista fluminense, grafiteiro e muralista, Igor Izy.
Falta dinheiro para Educação
É tensa a relação do prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, e os professores do município. Tudo piorou quando o prefeito sinalizou que pretende reduzir um benefício - conhecido como regência - que é pago aos profissionais da Educação. A justificativa é que não há recursos. Quem está de olho é a oposição que busca apoio dos professores.
Dr Luizinho: "mentira grave"
O secretário estadual de Saúde, Dr Luizinho, é o homem forte do Partido Progressista fluminense. Diferentemente do que circula nos bastidores, o deputado nega que tenha pleiteado cargo em troca de apoio à candidatura do prefeito do Rio. "Jamais conversei com Eduardo Paes sobre apoio à reeleição à Prefeitura, muito menos pedido de qualquer Secretaria. Quem diz isso, mente. Quem falou mentiu muito! Trata-se de uma mentira grave. Só vou tratar de eleições ano que vem".
PICADINHO
Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria apresenta hoje (22) Projeto Meu Tomatì, iniciativa que busca maior parceria comercial entre Brasil e Itália com objetivo de aumentar consumo do tomate da indústria italiana no mercado brasileiro.

Carioca Shopping arrecada potes de vidro para doação de leite materno. Ação lembra o Agosto Dourado e acontece até o dia 31.

Casa Roberto Marinho apresenta exposição “Angelo Venosa, escultor”, a partir do dia 25, sob curadoria de Paulo Venancio Filho, que reuniu 85 trabalhos que vai do início da década de 1970 às últimas obras realizadas em 2021.
Publicidade
Leia mais