Ministra do TSE, Edilene Lôbo avisou que não vai tolerar candidaturas fictícias de mulheres na campanhaReprodução/Instagram @lobo_edilene
Publicado 25/08/2023 05:00
Publicidade
Primeira mulher preta a assumir uma cadeira no TSE, a ministra Edilene Lobo afirmou que a Justiça Eleitoral não irá tolerar candidaturas femininas fictícias. O Rio de Janeiro é um dos estados com mais problemas de fraude de cota de gênero no país. A Justiça Eleitoral cassou toda a chapa, inclusive com alteração de composição na Câmara de Vereadores nos municípios de Laje do Muriaé, Mangaratiba, Teresópolis, Cabo Frio, Araruama, Rio das Ostras, Silva Jardim e Eng. Paulo de Frontin. Em Laje, por exemplo, quatro dos nove vereadores eleitos perderam o mandato. Para o Procurador-Geral da OAB/Méier Carlos Frota, o TSE já definiu alguns critérios que presumem candidatura laranja: prestação de contas zerada, ausência de votos e falta de realização de atos de campanha.
Pesquisa mostra quem está na frente na capital
Prefab Future Pesquisas entrevistou 1.000 pessoas entre 18 e 20 de agosto na cidade do Rio e concluiu que, se as eleições fossem hoje, 28,7% votariam no atual prefeito Eduardo Paes. Ele só perde para os indecisos que são 38,8%. O curioso é que, na Zona Sul, Paes alcança 20% das preferências, num empate técnico com Tarcísio Motta (PSOL), com 18%. Em terceiro, Rodrigo Amorim, com 9%; Pedro Duarte (Novo) tem 8%; Otoni de Paula (MDB), com 5%.
Aquiles, sai, mas "não larga" Paes
Em sua carta de despedida após exoneração da Secretaria de Integração Metropolitana do Rio, Aquiles Barreto alegou motivos pessoais e chamou o prefeito Eduardo Paes de "meu líder/irmão" e disse ainda que não o larga "nunca mais". "Por ter aprendido tanto, me coloquei à disposição para dar espaço para uma nova formação política em seu governo", falou. A pasta passa a ser comandada por Marcos Dias.
Prêmio em defesa do campo
Líder quilombola assassinada este mês, Mãe Bernadete dará nome a um prêmio a pessoas que se destacaram em contribuir de maneira decisiva para manter a paz no campo e na luta contra conflitos agrários no estado do Rio. O projeto de resolução é do deputado Átila Nunes e entrou em vigor na última terça-feira (22).
PICADINHO
Vice-governador e secretário estadual do Ambiente e Sustentabilidade do Rio confirma presença no Green Rio 2023. Thiago Pampolha estará na abertura do evento, no dia 31.
Começa nesta sexta e vai até sábado, das 9h às 17h, a sétima edição da Feira Literária de Paracambi, que contará este ano com participação de 44 autores.

Casas Pedro e Viva Mais promovem IV Encontro de Nutris da Casa. Evento, amanhã (26), traz especialistas da área de saúde para discutirem o tema “O alimento como instrumento de transformação".
Publicidade
Leia mais