Secretário André Ceciliano é porta-voz da Caravana Federativa Érica Martin/ Agência O Dia
Publicado 27/09/2023 05:00
Publicidade
O secretário Especial de Assuntos Federativos do Ministério das Relações Institucionais, André Ceciliano, que antes ocupava a presidência da Assembleia Legislativa do Rio, será o porta-voz de uma notícia que vai mexer com estados e municípios. E agradar em cheio as prefeituras do Estado do Rio. A Caravana Federativa, que desembarca por aqui no espaço Expor Mag, no Centro do Rio, entre amanhã (28) e sexta-feira (29), será o palco do anúncio de que o Rio de Janeiro também será beneficiado por recursos do PAC Seleção, recebendo parte de um gigante montante de R$ 136 bi para Saúde, Educação, Cultura e Esporte. O evento, que terá a presença de Ceciliano, terá à disposição atendimento às administrações municipais e vai ampliar serviços da União nos Estados.
Lei Gui vai à votação em tempo recorde
Guilherme Gandra, de 9 anos, deve dar nome para nova LeiMarcos Porto/Agencia O Dia
Está na pauta de amanhã (28) o projeto que cria a Lei Gui, proposta pela mãe do menino vascaíno Guilherme Gandra, de 9 anos, que ficou nacionalmente conhecido após passar 16 dias em coma por causa de uma doença rara de pele chamada epidermólise bolhosa. Debatida na Alerj há apenas uma semana, a medida que estabelece a implantação do Programa de Assistência Especializada em Epidermólise Bolhosa e cria pensão especial para os pacientes ou seus responsáveis vai a plenário em regime de urgência e discussão única. Se for aprovado, o projeto já segue para sanção do governador do estado.
Vacina no meio do caminho
A estratégia da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de colocar pontos de vacinação no meio do caminho das pessoas – literalmente – tem surtido um bom efeito. Somente nas ações em oito estações de metrô, na Central do Brasil e nos dois aeroportos, já foram aplicadas 18,7 mil doses de vacinas diversas. A vacinação nos pontos de transportes faz parte da campanha "Vacina, Rio".
O poderio feminino na Justiça
O predomínio de mulheres no comando da primeira instância da Justiça fluminense é indiscutível. Atual presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), a juíza Eunice Haddad garantiu sua reeleição para o biênio 2024/2025. Segunda mulher a comandar a entidade, criada há 32 anos, e candidata única no pleito marcado para 27 de novembro, Eunice é uma das oito juízas que hoje presidem associações estaduais de magistrados no Brasil (são 27 ao todo).
PICADINHO
Rolé Carioca faz passeio cultural ao Museu do Samba, na Mangueira, no próximo sábado (30). Espaço tem acervo com 45 mil itens e instalações cenográficas que exaltam cultura negra.

Exposição gratuita "Pasteur, o Cientista" chega ao Rio, no sábado (30), na Fábrica de Espetáculos, no Santo Cristo. Além de conhecer a história do cientista Louis Pasteur, o público poderá colocar as vacinas em dia, no posto que estará funcionando dentro da mostra.

ONG Instituto Educarte oferece 3 mil vagas em maratona de aulões gratuitas para o Enem. Curso será todos os sábados a partir de 7 de outubro. Inscrições no site da ONG.
Publicidade
Leia mais