Deputado federal Chiquinho Brazão (AVANTE)Câmara dos Deputados
Publicado 05/10/2023 05:00
Publicidade
De olho nas eleições municipais do ano que vem, o Republicanos se fortalece na base do governo Eduardo Paes após a indicação do deputado federal Chiquinho Brazão para a Secretaria de Ação Comunitária. O ponto de desgaste é Chiquinho ser irmão do conselheiro do TCE-RJ Domingos Brazão, suspeito de envolvimento no caso da morte de Marielle Franco. Chiquinho por sua vez tem trajetória própria. Ele exerceu quatro mandatos de vereador e está na segunda legislatura como federal. O parlamentar pertence ao União Brasil, mas vai se filiar ao Republicanos assim que for liberado pela Justiça Eleitoral. O acordo que viabilizou sua nomeação foi costurado num jantar na casa do deputado federal Luciano Vieira com a presença do ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha. O Rio passou a ser prioridade em função do Ministério de Portos e Aeroportos ter como ministro Silvio Costa, do Republicanos. Um detalhe da força da família: Lúcia Brazão, presidente municipal do Republicanos, é irmã do novo secretário.
TRE entra de cabeça na eleição 2024
A irreverência está garantida nesta sexta-feira, a partir das 10h, com a realização do seminário promovido pelo TRE-RJ, chamado "Memória Popular: Histórias e personagens inesquecíveis das eleições no Rio", na Biblioteca Nacional. A data marca o início da contagem regressiva de um ano para as eleições de 2024. Os convidados são Octavio Guedes, Celso Rocha de Barros, Hélio de la Peña, Ricardo Ismael e a diretora-geral do Arquivo Nacional, Ana Flávia Magalhães Pinto.
Arthur Monteiro na SETRAB. Será?
Gente graúda garante que está tudo certo entre os deputados Léo Vieira, Arthur Monteiro e Thiago Rangel. E que o próximo secretário estadual de Trabalho será Arthur Monteiro. Assim, Wellington José assume o mandato como primeiro suplente de deputado estadual e não disputa a eleição para vereador. A pressão do deputado Léo Vieira para isso acontecer se explica já que a base eleitoral do suplente é Anchieta e adjacências. A mesma região em que o deputado federal Luciano Vieira, irmão de Léo, atua. Os irmãos estão propensos a apoiar outro nome para vereador ano que vem.
Hospital busca recursos extras da União
Ao lado do presidente do Instituto Carlos Chagas, Ricardo Cavalcanti, o deputado federal Lindbergh Farias (PT) visitou a sede do projeto Menina-Moça, Mulher, uma iniciativa da instituição na Lapa. A expectativa é que seja feito um levantamento para obtenção de recursos para o programa que dá assistência, gratuitamente, para duas mil mulheres que já recebem atendimentos em ginecologia, saúde mental e oficinas de empregabilidade.
PICADINHO
Evandro Teixeira, Sergio Burgi e Alejandro Chacoff conversam hoje, às 18h, no CCBB-RJ, sobre a exposição "Evandro Teixeira, Chile, 1973". Retirada de ingresso 1h antes.
Cláudio Castro sancionou lei do deputado Danniel Librelon que cria a Carteira do paciente hemofílico, com detalhes da patologia, medicações e casos de emergência.
O jornalista Aloysio Reis lança "O Eterno Desencontro das Paralelas" (Editora Autografia) nesta quinta-feira, às 19h, na Livraria Argumento do Leblon.
Publicidade
Leia mais