Flávio Lopes, presidente da ComlurbWilliam Werneck/Comlurb
Publicado 13/11/2023 05:00
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Atual presidente da Comlurb, Flávio Lopes tem mais de 20 anos de experiência em posição de liderança em empresas de grande porte da iniciativa privada. Na companhia de limpeza urbana do Rio, ele está desde 2021. Em entrevista à coluna, Flávio falou do desafio de melhorar o serviço em áreas com mais baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), que registravam índices de limpeza inferiores do que bairros nobres da cidade. O executivo comentou ainda sobre os novos equipamentos adquiridos pela Comlurb.
O que a Comlurb tem feito para melhorar a limpeza e coleta em comunidades e locais de difícil acesso?
A Comlurb mantém uma rotina diária de limpeza e coleta nas comunidades. O serviço foi aperfeiçoado nesta gestão com a aquisição dos novos e exclusivos tratores de coleta em comunidade e a implantação de quase 50 novos ecopontos até o fim de 2023. Os 42 tratores 4x4 de coleta, exclusivos para serviço nas comunidades, estão em operação. Eles contam com dois eixos articulados, independentes, o que permite mais mobilidade e capilaridade no interior das comunidades, em vias de difícil acesso, com curvas muito fechadas e áreas mais íngremes. Eles foram pensados para atender às complexidades dessas localidades e garantir mais agilidade ao serviço por conseguir circular com mais desenvoltura por becos e vielas, garantindo mais eficiência no recolhimento dos resíduos. A Companhia conta ainda com 12 minitratores do modelo antigo que são de propriedade da própria Comlurb que auxiliam no serviço de coleta, além de quatro motos com cesto traseiro que dão apoio no serviço de coleta porta a porta nas comunidades; mais dez motos estão sendo recuperadas para serem incorporadas ao serviço. Em relação aos Ecopontos, desde o início do ano passado, a Comlurb tem feito um novo planejamento para ordenamento dos resíduos descartados nas comunidades, com novos ecopontos lançados. Foram 22 no ano passado e este ano serão mais 25 até dezembro, garantindo mais locais fixos para descarte de lixo domiciliar, entulho e bens inservíveis, como móveis e eletrodomésticos por parte dos moradores, com caixas de grande capacidade, posicionadas em pontos estratégicos das comunidades, garantindo uma melhor ordenação dos resíduos.
E como é o trabalho de limpeza nas áreas gramadas da cidade?
A Comlurb fez um grande investimento em equipamentos para dar mais dinamismo e tornar ainda mais eficiente a limpeza das áreas gramadas da cidade, com a aquisição de novos tratores e microtratores para o serviço de roçada. Entre eles, se destacam três que foram incorporados pela primeira vez ao portfólio da Companhia: a capinadeira, que é responsável pela limpeza do mato dos meio-fios; O Giro Zero, que faz o corte de mato com maior produtividade, e o robô roçador, máquina operada por controle remoto e usada no corte de mato em áreas mais íngremes, chegando a atingir produtividade até 20 vezes maior do que o gari com roçadeira, com redução de tempo da roçada e liberando o gari para atuar em outros pontos, garantindo que mais áreas da cidade sejam atendidas com corte de mato em menos tempo.
Como a Comlurb está se preparando para manter as praias limpas no verão, quando ficam lotadas de banhistas?
Com a aproximação do verão e expectativa de dias muito quentes, a Comlurb já está iniciando o planejamento para a limpeza das praias durante o período, com a versão 2023/2024 do projeto Praia Limpa, que garante o aumento do número de garis e um terceiro turno de trabalho diariamente durante a noite/madrugada. Além dos equipamentos de limpeza de praia, como os tratores e os implementos traseiros que fazem o peneiramento da areia, a companhia conta com 8 máquinas portáteis saneadoras para limpeza de praia que garantem um serviço mais rápido e eficaz. Motorizadas e operadas por garis, elas são compactas e têm como objetivo principal retirar detritos da areia, desde dos maiores aos mais difíceis de capturar, como pontas de cigarro, resíduos de óleo, lixo plástico, conchas afiadas, vidros, entre outros. Os resíduos ficam retidos no reservatório do equipamento, e a areia é devolvida livre de impurezas, após passar pelo processo de peneiramento. Por onde passa, ela nivela as áreas irregulares, garantindo uma superfície uniforme. O equipamento está sendo utilizado pela primeira vez no Brasil e, por possuir dimensões reduzidas, conta com a funcionalidade de operar em locais onde o trator com implemento traseiro de peneiramento de areia não consegue entrar, como, por exemplo, próximo a redes e balizas de esportes praticados na praia, junto a barracas de ambulantes, nos cantos de escadas, e em pontos de grande fluxo de pessoas na areia, impedindo que equipamentos maiores ponham em risco a segurança de banhistas e frequentadores.
O que fazer para reduzir a diferença do padrão de limpeza entre bairros com maior e menor IDH e manter o mesmo nível do trabalho em bairros da Zonas Norte e Oeste do que acontece na Zona Sul, Barra e Recreio?
A Comlurb tem feito um grande esforço para estreitar os índices aferidos pelo Índice Padrão de Limpeza (IPL), avaliador desde 2014 de diversos serviços da Comlurb em toda cidade, dos bairros com maior IDH dos de IDH mais baixo. O índice é usado não só como indicador de resultados, mas também como ferramenta de gestão, podendo influenciar na adequação dos planos de serviços e nas mudanças de roteiros e programações. Ajudou na aprovação do índice a aquisição, desde 2002, dos novos equipamentos pela Comlurb para garantir mais qualidade aos serviços. O IPL é realizado normalmente em diversos pontos da cidade e inclui, entre outros serviços, varrição, coleta domiciliar, capina e roçada, remoção de bens inservíveis e entulho, manutenção de papeleiras/contêineres, limpeza de ralos e remoção de cartazes/propagandas. Para chegar ao resultado do IPL, são feitas 1.600 avaliações por mês. No ano, são fiscalizados 20 mil trechos e feitos mais de 780 mil registros fotográficos. Os fiscais do IPL rondam anualmente 24 mil quilômetros. Vale lembrar que a nova administração da Prefeitura retomou o Acordo de Resultados, um programa de meritocracia que gratifica com até dois salários extras os servidores que cumprirem as metas do ano. Os índices são fundamentais nessa mensuração de metas, rendendo ainda uma gratificação extra aos empregados da Companhia.
A Comlurb fez investimento em novos equipamentos este ano. Como isso tem contribuído para melhorias no serviço?
Após o grande investimento em equipamentos e veículos feito em 2022, a Comlurb segue ampliando a sua frota este ano. Em setembro, foram apresentados 39 novos equipamentos, sendo 20 para o serviço de remoção gratuita de entulho, galhadas e bens inservíveis (móveis, colchões e eletrodomésticos sem uso), que pode ser solicitado pela Central de Atendimento 1746 da Prefeitura. Outros 19 veículos vão fazer a coleta seletiva de materiais potencialmente recicláveis, sendo 16 basculantes e três tipo gaiola, para transporte de materiais ensacados. A limpeza de túneis ganha o reforço de três novos equipamentos com jateadeira de pressão. No início de outubro, a Companhia iniciou a operação com as 53 novas pás e mini pás que farão a remoção de lixo público de pontos críticos de descarte irregular na cidade, sendo 23 minipás, 19 pás articuladas e 11 pás de grande porte.
Como é o trabalho dos garis alpinistas?
A Comlurb mantém um grupo de 25 garis alpinistas para limpeza em encostas. Os garis alpinistas são certificados Profissional de Acesso por Corda N1, pela instituição ANEAC – Associação Nacional das Empresas de Acesso por Corda e Resgate, para trabalho em altura/acesso por corda com segurança. É uma limpeza difícil pela própria situação geográfica e o tempo varia de acordo com a complexidade da encosta. Os garis receberam Equipamentos de Proteção Individual para trabalho em altura, como cinto de segurança com dispositivo trava-quedas deslizante do tipo blocante de pino removível, mosquetão, capacete de alpinismo, descensor, ascensores e cordas de poliamida. Na capacitação, os profissionais treinaram, entre outros temas, a ancoragem correta e segura, os cuidados com o manuseio dos equipamentos e a prevenção de possíveis acidentes. A certificação recebida após os treinamentos é válida até dezembro de 2024, quando os profissionais passam por cursos de reciclagem para revalidação. Para realizar a supervisão do trabalho, a COMLURB possui profissional qualificado Nível 3, certificado pela IRATA BRASIL, Associação Comercial de Acesso por Corda Industrial, conforme a ABNT NBR 15475.
Vemos pelas ruas da cidade vandalismo de papeleiras e contêineres. O quanto isso causa de prejuízo aos cofres públicos?
O furto e vandalismo de papeleiras segue causando imensos prejuízos aos cofres públicos da cidade. A cidade conta atualmente com cerca de 45 mil recipientes plásticos instalados, as chamadas papeleiras. Em média, de 500 a 600 unidades são furtadas/vandalizadas por mês, ou cerca de 6 mil por ano. São registrados casos de vandalismo e furto em toda a cidade, do Leblon a Santa Cruz. O prejuízo aos cofres públicos chega a cerca de R$ 1 milhão a cada ano, com base nos valores da última compra realizada (R$ 149,77 a unidade). Em 2022, entre reposições, trocas e novas instalações, foram colocadas 5.584 peças. Em 2023, de janeiro a setembro, o número já chega a 4.104. A durabilidade dos equipamentos é de cerca de cinco anos, desde que recebendo limpeza e manutenção adequadas e sendo bem cuidadas pela população. Os equipamentos são destinados apenas a pequenos resíduos, se receberem lixo domiciliar, caixas e uso de força para inclusão de materiais maiores, a durabilidade cai. Vale lembrar que catadores informais e moradores em situação de rua também são responsáveis pela destruição de boa parte das papeleiras, ao remexer os resíduos em busca de materiais potencialmente recicláveis para vender. A Comlurb faz diariamente a instalação de cestas, contemplando todos os bairros da cidade. Quando chega um pedido ele é avaliado e de acordo com a necessidade a Companhia programa as instalações. A Comlurb vai programar uma vistoria no bairro de Olaria para avaliar a programação de novas papeleiras. Durante o Réveillon deste ano, a Companhia constatou o furto de cerca de 20% - índice histórico de furto em grandes eventos - dos 1.000 contêineres disponibilizados para uso do público na Praia de Copacabana. Vale ressaltar que cada equipamento furtado consome R$ 254,18 dos cofres públicos.
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