O professor e jornalista Carlos Nobre Cruz foi um importante militante na luta contra o racismo.Reprodução/Facebook
Publicado 21/11/2024 05:00
Há 5 anos, morreu prematuramente o pensador sergipano radicado no Rio de Janeiro Carlos Nobre Cruz, em decorrência de um infarto. Professor do Departamento de Comunicação da PUC-Rio, ele se dedicava a aulas sobre Jornalismo e Racismo. E especializou-se em discutir racismo e religião. Um documentário em sua memória está em andamento sob a liderança de Mauro Cleverson. Numa entrevista exclusiva dada à coluna pouco antes de morrer, Carlos Nobre esclareceu que "o preconceito é uma atitude de desconhecimento de um fato que está perturbando o outro. A intolerância é um ato mais político, determinado, já que o intolerante não suporta a visão do outro, a cultura e os seus costumes, e parte para a negação total. O intolerante emprega a força, a violência, para negar o outro. É uma atitude mais política, mais focada, traduzindo uma ideologia religiosa determinada".
Publicidade
Cacique de Angra dos Reis no Festival Pautas Sociais
Algemiro Karaí Mirim, da aldeia Tekoa Sapukai, em Angra dos Reis, no Rio, considerada a maior do estado, participará do Festival Pautas Sociais, do Sesc, nos dias 26 e 28, em Salvador, na Bahia. O indígena, graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural, compartilhará sua vivência como líder. Com o tema "Territórios como Existências Ancestrais", o evento, gratuito, reunirá, entre outros, quilombolas, caiçaras e pantaneiros em oficinas.
Pazuello tenta se distanciar de golpistas
O general da reserva Mario Fernandes, preso pela PF, atuou no gabinete de Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde eleito deputado. Ele disse que soube da trama pela imprensa e que "reafirma sua crença nas instituições e na idoneidade do general Mário Fernandes, na certeza que tudo será esclarecido”.
Fórum traz investimentos em áreas estratégicas
O Fórum de Negócios Indonésia-Brasil, realizado à margem da Cúpula do G20, fortaleceu as relações comerciais entre os países. O evento apresentou resultados positivos, como investimentos de mais de US$ 1,5 bilhão em áreas como segurança alimentar, energia e sustentabilidade.
PICADINHO
A Casa Pacheco Leão, no Jardim Botânico, será aberta ao público hoje com a exposição “Rota do Chá – Botânica, Cultura e Tradição”, que conta a história da bebida de maneira imersiva e multissensorial.

O espetáculo “Nebulosa de Baco” oferece sessões especiais gratuitas hoje para PCDs intelectuais e acompanhantes, e no sábado (23) para PCDs auditivas, no Teatro 1 do CCBB, no Centro.

O ex-ministro da Fazenda Marcílio Marques Moreira, de 93 anos, lança, hoje, às 18h, a autobiografia "Marcílio Marques Moreira – O social como elixir", na Livraria da Travessa do Shopping Leblon.
Leia mais