Publicado 17/04/2025 05:00
Projeto do deputado estadual Carlinhos BNH (PP) que reforça mecanismos de localização de desaparecidos no estado do Rio de Janeiro foi aprovado. O foco é ampliar o alcance da legislação para tornar a busca mais eficiente. Quando aprovado em definitivo, instituições públicas serão obrigadas a comunicar às autoridades, principalmente à polícia, sobre pessoas que derem entrada em suas instalações sem identificação tanto para internações médicas quanto para acolhimentos sociais. A nova proposta inclui uma lista mais ampla de instituições. Entre elas estão: unidades básicas de saúde, pronto atendimentos, ambulatórios, hospitais públicos e privados, instituições conveniadas ao SUS, albergues, entidades religiosas e comunidades alternativas.
Publicidade
Validadores de ônibus adaptados para pessoas com nanismo
Os ônibus que circulam na capital fluminense deverão ter validadores de faces ajustados à altura adequada para pessoas com nanismo e baixa estatura. O descumprimento da lei, do vereador Marcio Ribeiro (PSD), pode resultar em multas. "Buscamos eliminar barreiras que excluem parte da população ao acesso pleno ao transporte público. Inclusão não é apenas um conceito, é uma prática que deve estar presente em cada detalhe da cidade".
Psicólogos nas escolas públicas do estado
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Alerj emitiu parecer favorável ao Projeto de Lei que inclui o psicólogo escolar nas equipes multidisciplinares da rede estadual de ensino. A proposta do deputado estadual Rodrigo Amorim (União) pretende impulsionar o trabalho preventivo no combate à violência contra os jovens. "A escola deve ser lugar de acolhimento e de estar em segurança, mas, nos últimos tempos, a violência escolar vem ganhando espaço nos noticiários de jornais, o que causa preocupações aos pais, educadores e à sociedade em geral", defendeu Amorim.
Parlamentares cobram melhorias no MetrôRio
Audiência na Alerj reuniu parlamentares e integrantes da sociedade com propostas para o MetrôRio, que não enviou representante. Entre elas, redução da tarifa, maior participação na escolha dos conselheiros da Agetransp, orçamento da concessionária, aumento da faixa da tarifa social, acessibilidade e expansão das linhas. "Precisamos reduzir o valor da tarifa. Se o valor repassado para a empresa é irregular e abusivo, será a população que continuará a pagar e a empresa a embolsar valores abusivos. Ficou claríssimo que os índices mudaram para usurpar a população", afirma o deputado Professor Josemar (PSOL), que convocou a reunião.
PICADINHO
'Família aos pés da cruz', celebração que acontecerá simultaneamente em templos da Universal no Brasil e no mundo, acontecerá amanhã, às 10h, tendo como palco o Maracanã.

O grupo de rock progressivo Veludo celebra 50 anos e o lançamento do vinil 'Veludo ao Vivo 1975' com show no Centro da Música Carioca Artur da Távola. Hoje, às 19h.
A Universidade Veiga de Almeida recebeu o selo ODS Educação, que reconhece práticas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Leia mais