Ednaldo já havia sido afastado em 2023, mas foi recolocado no cargoRafael Ribeiro / CBF
Publicado 16/05/2025 05:00
O afastamento do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, por suposta assinatura falsa de um vice-presidente, expõe uma série de denúncias graves contra ele tornadas públicas desde o final de abril. As acusações vão desde assédio moral a funcionários, falsificação de assinatura, violação de princípios de integridade e governança, até desvio de recursos e enriquecimento ilícito. Ele nega todas as denúncias com veemência. E diz ter apoio de presidentes de federações para permanecer no cargo. Tudo começou quando o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal do Rio, vereador Marcos Dias (Podemos), recebeu em seu gabinete 20 relatos de funcionários e ex-funcionários da entidade pedindo ajuda. Segundo eles, Ednaldo descumpriu um Termo de Ajustamento de Conduta firmado com o Ministério Público do Trabalho, que visava coibir práticas abusivas. Além do assédio, surgiram suspeitas de adulteração de assinatura em documento que prorrogou seu mandato, caso que já chegou ao STF. Agora, a denúncia formal apresentada pelo vereador foi acatada pelo Conselho de Ética do Futebol Brasileiro, que abriu investigação interna contra Ednaldo.
Publicidade
Bancada suprapartidária se une por universidades
O Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Ensino do Estado do Rio de Janeiro (Friperj), que representa UFRJ, UFF, UFRRJ, UNIRIO, UENF, UERJ, CEFET-RJ, IFRJ, IFF e Colégio Pedro II mobilizou bancada federal para reivindicarem mais recursos orçamentários para universidades fluminenses. Haverá reunião presencial no próximo dia 19 de maio, às 10h, na Reitoria do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), na Rua Buenos Aires, 256, no Centro do Rio de Janeiro. Estão confirmados: senador Portinho, Aureo Ribeiro, Jandira Feghali, Chico Alencar, Tarcísio Motta, Pedro Paulo, Bandeira de Mello, Enfermeira Rejane, Laura Carneiro e Benedita da Silva.
Jovens do PL miram eleições de 2026
Mais de 600 jovens que participaram do 1º Encontro Estadual da Juventude do PL-RJ, na Barra da Tijuca, querem mais espaço. Com presenças de Flávio Bolsonaro, Carlos Jordy, General Pazuello, Hélio Lopes e outros nomes da direita, o encontro teve concurso de oratória, painéis temáticos e articulações de olho em 2026.
Leonel de Esquerda e Reimont disputam eleições internas no PT-RJ
O vereador Leonel de Esquerda e o deputado federal Reimont oficializaram suas candidaturas à presidência dos diretórios municipal e estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), respectivamente. A cerimônia de lançamento ocorre neste sábado (17), às 9h, no auditório da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no Centro do Rio de Janeiro. Entre os apoiadores estão nomes de peso como a ministra Anielle Franco (Igualdade Racial), André Ceciliano (SRI), os deputados Lindbergh Farias, Benedita da Silva, Elika Takimoto, Marina do MST, além das vereadoras Maíra do MST e Luciana Novaes, e o prefeito de Paracambi, Andrezinho Ceciliano.
PICADINHO
O curso de Medicina da Universidade Veiga de Almeida, em parceria com o Hemorio, realiza hoje, das 10h às 15h, um mutirão para doação de sangue no campus Botafogo. Rua Dezenove de Fevereiro, 172.

O West Shopping promoverá, amanhã, das 14h às 18h, a Campanha de Adoção Pet. Para fazer a adoção é necessário RG, CPF e comprovante de residência. Estrada do Mendanha, 555, Campo Grande.

Nilópolis recebe o festival de cinema "Curta na Praça" com exibição gratuita de 16 filmes amanhã e domingo, às 18h30min e às 20h, na Praça José Bonifácio.
Leia mais