Animais resgatados foram encaminhados para centros de reabilitação para receberem cuidados Daiane Corte/Ascom-Ibama
Publicado 10/06/2025 05:00 | Atualizado 10/06/2025 10:29
O estado do Rio de Janeiro conta com 109 Unidades de Conservação, que incluem parques nacionais, estaduais e municipais e áreas protegidas. Não se tem uma estatística confiável sobre os bichos dizimados por caçadores no interior do estado. Apesar dos esforços das autoridades, em 2024 foram registrados 930 casos de maus-tratos contra animais domésticos. Os criminosos não são punidos como a sociedade exige. Apesar da legislação definir pena de até cinco anos de reclusão, multa e proibição da guarda dos animais mutilados não se tem notícias de ninguém preso. O Governo do Rio entregou 480 câmeras para monitoramento da fauna silvestre. Os equipamentos vão mapear unidades de conservação para a atualização da Lista da Fauna Ameaçada do Estado.
Publicidade
Enel Rio na mira da Câmara dos Deputados
A Enel Rio será tema de audiência pública amanhã na Comissão de Minas e Energia do Congresso. Participarão os prefeitos de Angra dos Reis, Paraty, Petrópolis, Niterói, Cabo Frio, Campos do Goytacazes, cidades que reclamam do serviço da empresa. "Vamos analisar a continuidade do serviço. Estão anunciando bilhões de melhorias, mas por que não investiram nos últimos 30 anos?", questiona o deputado Hugo Leal (PSD-RJ), que convocou a reunião.
Guia ensinará escolas a terem cantinas saudáveis
Amanhã, o Instituto Desiderata, em parceria com a UFMG e a UFRJ, lança, em Niterói, o Guia prático para uma cantina saudável. O estudo "Comercialização de Alimentos em Escolas Brasileiras 2024" revela que salgadinhos, chocolates e refrigerantes dominam o cardápio das cantinas privadas no país.
Museu Antonio Parreiras será revitalizado
Reinaugurado em janeiro, o Museu Antonio Parreiras, no Ingá, em Niterói, será revitalizado pelo programa "Acelera Funarj". O investimento de R$ 5 milhões será focado no atelier e na construção de um elevador panorâmico para facilitar a circulação de pessoas com dificuldades de locomoção.
PICADINHO
A escritora e roteirista Luciana de Gnone fará, amanhã, a palestra “Criando Histórias que Prendem” para alunos de 15 a 17 anos da Escola Britânica, unidade Urca.

O seminário "Cultura e clima: caminhos para a COP30" acontecerá amanhã, das 9h às 13h, na Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

As mais de 600 mil pessoas que irão à Bienal do Livro receberão água gratuita da Iguá, que disponibilizará 20 ilhas de hidratação pelos três pavilhões.
Leia mais