Publicado 25/06/2025 05:00
A deputada Dani Monteiro (PSOL), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Alerj, espera que os moradores das favelas do Rio fortaleçam a campanha que ela está liderando chamada: "MC Não é Bandido". Para isso, basta que assinem o manifesto que circula na internet. A mobilização pede a aprovação do Projeto de Lei 4805/2025, que cria o Programa Estadual de Prevenção à Censura da Arte e Cultura no Rio de Janeiro. A ideia nasceu após a prisão de MC Poze do Rodo, episódio que reacendeu o debate sobre a criminalização da cultura periférica no Brasil, mas especialmente no Rio de Janeiro. "Esse caso escancarou o quanto o Estado insiste em perseguir artistas pretos e periféricos por conta de seus trabalhos. Não é de hoje. Poze, Maneirinho, Rennan da Penha… a lista não é pequena. É um ciclo de censura e racismo", afirma Dani Monteiro.
Publicidade
Bacellar mira interior do estado
Da caneta do governador em exercício do Rio de Janeiro, Rodrigo Bacellar (União), só sai tinta para o interior do Estado. Ele liberou R$ 1 milhão para modernizar acervos de bibliotecas de vários municípios durante a Bienal. Segundo a Secretaria de Turismo do RJ (Setur-RJ), a orientação é incentivar a visitação no mês de junho para a Serra Verde Imperial, o Vale do Café, a Costa Verde e a Costa do Sol, com destaque para as cidades serranas.
Literatura negra a quilombolas do Rio
O projeto "Bizu da Art Cult", que leva escritores negros como Machado de Assis e Lima Barreto a quilombolas, estreia no fim do mês em Volta Redonda, no Sul Fluminense. A ação, apoiada pelo Ministério da Cultura após emenda parlamentar do deputado federal Bandeira de Mello (PSB), irá a cinco municípios.
Corpus Christi: mais de 200 lojas multadas
O Sindicato dos Comerciários do Rio multou mais de 200 estabelecimentos por não cumprirem direitos trabalhistas no Corpus Christi. "Muitas lojas se aproveitaram da confusão entre ponto facultativo e feriado. Mas quem trabalha no comércio tem direito garantido por convenção coletiva. Não vamos dar descanso, nossa fiscalização vai estar sempre nas ruas. Contamos com a denúncia dos trabalhadores", afirma o presidente Márcio Ayer.
PICADINHO
O Sesc Copacabana recebe amanhã, às 20h, a estreia nacional de "Irmãs", nova versão da obra de Tchékhov, com mulheres pretas - Dani Ornellas, Isabél Zuaa e Jamile Cazumbá - e uma branca, a francesa Alli Willow.

A Cia de Ópera da Lapa apresenta "La Traviata", baseada no romance "A Dama das Camélias", de Alexandre Dumas. Dias 27 e 28 na Sala Cecília Meireles. Rua da Lapa, 47.

Até o dia 28, em celebração ao Mês do Cinema, o Gomeia Galpão Criativo apresenta mostra gratuita de filmes independentes e produções da Baixada Fluminense.
Leia mais