Publicado 30/07/2025 05:00
Representantes de 11 agências reguladoras discutiram as propostas de descontingenciamento (o processo de retomada da normalidade nos gastos, após um período em que o governo ou instituição restringiu investimentos e despesas), demonstrando ao Governo Federal que o funcionamento das agências reguladoras federais sem cortes de verbas irá proporcionar uma arrecadação superior à economia que se pretende fazer com a suspensão de seus gastos. Para o presidente da Frente Parlamentar pelo Brasil Competitivo, deputado Julio Lopes (PP), houve aceno favorável do Ministério do Planejamento, que irá anunciar a liberação de cerca de R$ 450 milhões dessas agências. De acordo com o parlamentar, "a crise fiscal vem atingindo praticamente toda a população devido a dificuldade encontrada para que Executivo e Legislativo driblem a excessiva burocracia e reduzam os gastos para a liberação de verbas, o que obriga a cortes que prejudicam o atendimento essencial. As agências fiscalizadoras sofreram cortes de cerca de 25% em seu orçamento".
PublicidadeBolsonaristas do Rio estão preocupados
A radicalização do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), conforme publicou O Dia, está enfraquecendo os bolsonaristas fluminenses. Eduardo afirmou nesta segunda-feira, 28, que a comitiva do Senado que viajou rumo aos EUA para negociar a sobretaxa de 50% imposta aos produtos nacionais não terá sucesso em sua empreitada e que ele irá atrapalhar o processo. "Eu trabalho para que eles não encontrem diálogo", disse em entrevista ao SBT News.
Cordão da Bola Preta é declarado patrimônio imaterial do Estado
Bloco carioca mais antigo, o Cordão da Bola Preta é oficialmente patrimônio histórico, cultural e imaterial do Rio. "Pela importância histórica, nada mais justo que perpetuar seu legado de luta e resistência que atravessou gerações", afirma o deputado Vitor Junior (PDT), autor da proposta.
Reforço para a Saúde de Paraty ganha reforço
O Hospital Municipal Hugo Miranda, no município de Paraty, no sul do Estado do Rio de Janeiro, recebeu R$ 1 milhão em recursos federais para custeio, por meio de emenda parlamentar do deputado federal Hugo Leal (PSD). A unidade de saúde atende os moradores de toda a região da Costa Verde.
PICADINHO
O pesquisador Hernani Heffner ministra o curso gratuito "O Cinema de Hirokazu Kore-eda", sobre a obra do diretor japonês. Hoje, amanhã e 1º de agosto, às 14h, no CCBB.
O projeto CineMaterna retorna ao Madureira Shopping com uma sessão de "Superman" dedicada a mães, pais e bebês de até 18 meses. Amanhã, às 14h, no Kinoplex.
A OAB-RJ doou um busto de Esperança Garcia ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT) em comemoração ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha no último dia 25.
A OAB-RJ doou um busto de Esperança Garcia ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT) em comemoração ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha no último dia 25.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.