Publicado 30/11/2025 05:00
A ex-ministra da Saúde Nísia Trindade não conseguiu se firmar como interlocutora do Rio de Janeiro em Brasília. As constantes visitas do atual ministro Alexandre Padilha têm o propósito de corrigir o rumo. Na sexta-feira, ele foi incansável desde cedo, ao alardear a modernização do parque tecnológico da Hemorrede. No HemoRio, anunciou a entrega nacional de equipamentos de alta tecnologia, que qualificam os serviços de hemoterapia e produção de hemoderivados. O objetivo é consolidar a produção de medicamentos estratégicos para o SUS. No Morro do Alemão, o ministro apresentou um balanço nacional do primeiro ciclo das carretas do programa "Agora Tem Especialistas", que zeraram a fila de atendimentos em parte dos municípios atendidos nas unidades móveis. Ao todo, 35 carretas estão levando atendimento até onde a população está. Se a direita aposta em Segurança, o governo Lula foca em melhorias na área da Saúde.
Publicidade
Moradores do Humaitá e colégio em pé de guerra
Há mais de um ano, moradores da Rua Macedo Sobrinho, no Humaitá, na Zona Sul do Rio, estão em conflito com o colégio Alfa Cem, que tenta abrir filial na ladeira sem saída. Relatório da Cet-Rio aponta que haveria caos no trânsito. A escola prometeu uma ciclovia, o que eliminaria 20 vagas de carros. O colégio abriu matrículas, mas não iniciou atividades por não ter alvará, e há duas semanas foi autuado por obra irregular. O Ministério Público já acionou a Justiça.
Projeto garante cinema gratuito para crianças de baixa renda
A Câmara do Rio aprovou o "Programa Municipal de Sessões de Cinema Infantil Gratuito", projeto do vereador Leniel Borel (PP). O texto prevê exibições em locais públicos, com prioridade a filmes nacionais, conteúdos educativos e acessibilidade física e de comunicação, a crianças que têm pouca oferta cultural.
Brasil quebra novo recorde de turistas
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, anunciou um novo marco histórico de turistas internacionais: 8 milhões — dois meses após o país superar 7 milhões. A Agência inaugurou no Rio e em Brasília dois Turistômetros, que registram em tempo real a entrada de visitantes. "Até 31 de dezembro devemos chegar a 9 milhões de turistas internacionais, algo que nunca vivemos. É um crescimento de mais de 40% em relação a 2024".
PICADINHO
Termina hoje a mostra "Cineastas Latino-Americanas Contemporâneas", da Cinemateca do MAM e da Caixa Cultural, onde os filmes são exibidos.

O Ballet Manguinhos realiza ensaio aberto do espetáculo “Pra Sempre Elza”, hoje, às 15h, no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro. Rua José Higino, 115, Tijuca.

O Coro da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais vai se apresentar na inauguração da Árvore de Natal da Enseada de Botafogo hoje, às 17h30.
Leia mais