Publicado 01/12/2022 20:20 | Atualizado 05/12/2022 15:15
Desde 2014 são destacadas ações na área de sustentabilidade e inovação como forma de incentivar ações transformadoras que reflitam na sociedade. A premiação aconteceu no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.
Primeiro lugar
No Estado do Rio de Janeiro, o topo da premiação ficou com o grupo “Elementares”, do Colégio Estadual Monsenhor Barenco Coelho, em São Gonçalo, com a supervisão da professora Renata Motta. O projeto premiado busca aumentar a variedade de alimentos no cardápio da escola, que permite a produção integrada entre peixes e hortaliças. Para viabilizar chegaram a criar um clube de jardinagem. O que é colhido já é utilizado na merenda escolar.
“O mais importante desse projeto é olhar o brilho no olhar dos meus alunos. Nossa escola fica em uma região carente de São Gonçalo e a questão alimentar é uma grande dificuldade desde a pandemia”, relata a professora Renata Motta.
No Estado do Rio de Janeiro, o topo da premiação ficou com o grupo “Elementares”, do Colégio Estadual Monsenhor Barenco Coelho, em São Gonçalo, com a supervisão da professora Renata Motta. O projeto premiado busca aumentar a variedade de alimentos no cardápio da escola, que permite a produção integrada entre peixes e hortaliças. Para viabilizar chegaram a criar um clube de jardinagem. O que é colhido já é utilizado na merenda escolar.
“O mais importante desse projeto é olhar o brilho no olhar dos meus alunos. Nossa escola fica em uma região carente de São Gonçalo e a questão alimentar é uma grande dificuldade desde a pandemia”, relata a professora Renata Motta.
Campeão Carioca
Já o campeão do município do Rio de Janeiro foi o grupo “Meninos de Ouro”, da Escola Municipal Cardeal Leme, em Benfica, que criou uma campanha de conscientização para o descarte correto de detritos. O time mostra como transformar lixo seco em jogos, objetos decorativos. E, além disso, desenvolveu para a escola uma lixeira que simula uma cesta de basquete.
“A parte mais difícil na construção desse projeto foi mapear os problemas em relação ao descarte do lixo. Nossos alunos trabalharam os problemas relacionados ao lixo seco foram criando as soluções para incentivar o correto descarte. Toda a parte criativa ficou com eles”, celebra a professora Clara Gama.
Já o campeão do município do Rio de Janeiro foi o grupo “Meninos de Ouro”, da Escola Municipal Cardeal Leme, em Benfica, que criou uma campanha de conscientização para o descarte correto de detritos. O time mostra como transformar lixo seco em jogos, objetos decorativos. E, além disso, desenvolveu para a escola uma lixeira que simula uma cesta de basquete.
“A parte mais difícil na construção desse projeto foi mapear os problemas em relação ao descarte do lixo. Nossos alunos trabalharam os problemas relacionados ao lixo seco foram criando as soluções para incentivar o correto descarte. Toda a parte criativa ficou com eles”, celebra a professora Clara Gama.
Premiação
Todas as escolas recebem um kit com materiais para a melhoria do ambiente escolar composto por mochila, camiseta, caderno e garrafa térmica e os professores facilitadores ganharão um Curso de Extensão da UNICAMP, em São Paulo.
“Esse programa traz ferramentas transformacionais para que vocês possam construir soluções para os desafios globais. Elas têm o potencial de transformar o entorno de vocês e o mundo, em uma escala maior”, declara Maria Angert, Gerente de Performance Social e uma das envolvidas no Programa Shell de Educação Científica.
Contatos da Coluna:
e-mail: pautasresponsaveis@gmail.com
Twitter: https://twitter.com/ColunaLuiz
Instagram: https://www.instagram.com/luiz_andre_ferreira/
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/luiz-andr%C3%A9-ferreira-1-perfil-lotado-08375623/
Todas as escolas recebem um kit com materiais para a melhoria do ambiente escolar composto por mochila, camiseta, caderno e garrafa térmica e os professores facilitadores ganharão um Curso de Extensão da UNICAMP, em São Paulo.
“Esse programa traz ferramentas transformacionais para que vocês possam construir soluções para os desafios globais. Elas têm o potencial de transformar o entorno de vocês e o mundo, em uma escala maior”, declara Maria Angert, Gerente de Performance Social e uma das envolvidas no Programa Shell de Educação Científica.
Contatos da Coluna:
e-mail: pautasresponsaveis@gmail.com
Twitter: https://twitter.com/ColunaLuiz
Instagram: https://www.instagram.com/luiz_andre_ferreira/
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/luiz-andr%C3%A9-ferreira-1-perfil-lotado-08375623/
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.