Publicado 04/04/2023 08:34
Já chamado no setor como "superabril", o mês com maior quantidade de feriados aquece não só as prateleiras dos supermercados com ovos, barras e bombons de chocolate. É uma boa oportunidade para o trade turístico compensar os períodos de coelhos magros - aliás, de vacas magras.
Pesquisa da plataforma Booking.com aponta que 82% dos viajantes brasileiros acham que estar junto com a família é uma motivação importante para viajar. E como a Semana Santa é um "feriado família", movimenta bastante o segmento.
Pesquisa da plataforma Booking.com aponta que 82% dos viajantes brasileiros acham que estar junto com a família é uma motivação importante para viajar. E como a Semana Santa é um "feriado família", movimenta bastante o segmento.
Rio novamente eleito
O Rio de Janeiro se mantém na mesma posição dos anos anteriores como destino campeão na Semana Santa, segundo dados dessa sondagem.
O Rio de Janeiro se mantém na mesma posição dos anos anteriores como destino campeão na Semana Santa, segundo dados dessa sondagem.
"O Rio de Janeiro tem uma beleza irreverente e está entre os destinos mais procurados. É um dos lugares mais conhecidos ao redor do mundo. O Arpoador, a Mureta da Urca, a Lagoa Rodrigo de Freitas e as praias de Copacabana e Ipanema são lugares incríveis para apreciar a cidade", justifica Patrícia Guedes, fundadora da plataforma Passagens Imperdíveis.
Após o Rio de Janeiro, surgem no Top Five da Páscoa: São Paulo, Gramado (RS), Caldas Novas (GO) e Porto de Galinhas (PE).
"O ranking é bem diverso, apresentando tanto grandes cidades quanto destinos de natureza, praia e montanha, além de contar com representantes das regiões Sudeste, Nordeste, Sul e Centro-Oeste. Além disso, a lista inclui Porto de Galinhas, em Pernambuco, que foi eleito o oitavo destino mais acolhedor do mundo para 2023, de acordo com a premiação Traveller Review Awards, da Booking.com", explica Uillians Batista, gerente comercial da Booking.com.
Outros feriados
Este mês abriga ainda os dias de Tiradentes (21 de abril) - também numa sexta-feira - e do Trabalhador (1º de maio - segunda-feira), emendando com o último final de semana de abril. Isso sem contar com o regional fluminense, de São Jorge, (23 de abril), que este ano aparece como um feriado café com leite, pois cai em um domingo, tendo pouco impacto no trade turístico.
Este mês abriga ainda os dias de Tiradentes (21 de abril) - também numa sexta-feira - e do Trabalhador (1º de maio - segunda-feira), emendando com o último final de semana de abril. Isso sem contar com o regional fluminense, de São Jorge, (23 de abril), que este ano aparece como um feriado café com leite, pois cai em um domingo, tendo pouco impacto no trade turístico.
Pacotes e promoções como estratégia
Mas não foram somente os feriadões responsáveis pelo bom desempenho do Rio de Janeiro. Uma série de promoções, campanhas de divulgação e criação de novos atrativos ajudam nesse resultado positivo para o estado inteiro.
Mas não foram somente os feriadões responsáveis pelo bom desempenho do Rio de Janeiro. Uma série de promoções, campanhas de divulgação e criação de novos atrativos ajudam nesse resultado positivo para o estado inteiro.
"É uma alegria saber que nossa cidade é a escolha número um para muitos turistas. Ter a cidade como escolha de viajantes reflete o trabalho de promoção do destino realizado por nós, da iniciativa privada junto aos órgãos públicos. Nosso empenho é proporcionar que os visitantes tenham a melhor experiência possível em sua passagem pelo Rio ", disse a diretora-executiva do Rio CVB/VisitRio, Roberta Werner.
O investimento em campanhas não tem ficado restrito à Cidade Maravilhosa. Um trabalho conjunto vem sendo feito para aumentar o tempo de permanência com o oferecimento de atrativos do interior e litoral do estado como complemento para a estada.
"O Rio vem desenvolvendo um trabalho constante. Temos muitos produtos maravilhosos já consagrados, mas estamos trabalhando para que haja mais atrações na cidade e no interior para que o turista possa descobrir ou redescobrir mais maravilhas da cidade e do estado", conta Guilherme Abreu, presidente da Federação de Bureaus do Estado.
"O Rio vem desenvolvendo um trabalho constante. Temos muitos produtos maravilhosos já consagrados, mas estamos trabalhando para que haja mais atrações na cidade e no interior para que o turista possa descobrir ou redescobrir mais maravilhas da cidade e do estado", conta Guilherme Abreu, presidente da Federação de Bureaus do Estado.
Mesmo já tendo registrado um aumento natural de visitantes em abril, a rede europeia B&B, preparou pacotes e promoções especiais para este mês para os dois hotéis que possui em Copacabana - Postos Cinco e Seis. Como resultado, já conta com 60% de reservas, com previsão de alcançar a proximidade à lotação. "O Rio é sempre um destino muito procurado pelos turistas brasileiros e estrangeiros. Nossos hotéis estão em uma localização privilegiada e acomodam diferentes perfis de turistas, de forma confortável e inteligente, por isso a alta demanda", afirma Flávia Lorenzetti, CEO do grupo B&B HOTELS no Brasil.
Passagens Aéreas
Ainda como um forte obstáculo ao turista, devido ao alto valor dos bilhetes, algumas agências também ignoraram o período de alta temporada e investiram em promoções, geralmente suspensas em períodos de grande procura.
"É possível notar dois perfis de consumidores: aqueles que escolhem o destino e esperam uma promoção para lá, e aqueles que marcam a data deixando o destino para as melhores oportunidades", revela Patrícia Guedes da Passagens Imperdíveis.
Na plataforma, entre os destinos domésticos com mais buscas por passagens, além do Rio de Janeiro, estão: Maceió, Palmas, Foz do Iguaçu, Salvador e Fortaleza. Já entre os internacionais: Orlando, Lisboa, Madri, Miami, Santiago do Chile e Cartagena.
Intercâmbios internacionais
Devido à sua importância no ranking internacional, o Rio tem buscado aproximação, acordos e intercâmbios com trades turísticos de outras nações. O embaixador da Nova Zelândia no Brasil, Richard Prendergast e o Cônsul Honorário da Nova Zelândia no Rio, Joaquim Monteiro, se reuniram com o setor turístico carioca.
"O trabalho de promoção do destino realizado pela Nova Zelândia é uma referência para o turismo mundial e a busca por esse diálogo visa aprimorar nossa atuação nessa área, além de estreitar relações e firmar parcerias", justifica o presidente-executivo do Rio CVB/VisitRio, Carlos Werneck.
Conhecido como o país do futebol, o Brasil foi procurado pelos neozelandeses com foco na Copa do Mundo Feminina 2023, que será realizada conjuntamente pela Austrália e Nova Zelândia, entre julho e agosto deste ano. Junto com os diplomatas, a taça ficou exposta por dois dias na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Conhecido mundialmente como cenário de filmes premiados, como a saga "O Senhor dos Anéis", o pequeno país da Oceania tem conquistado, ao longo dos anos, cada vez mais espaço nas produções cinematográficas e vem se tornando referência no setor de viagens e turismo.
"A Nova Zelândia é um ícone do turismo de aventura e é possível identificar muitas semelhanças com o Brasil, em especial com o Rio de Janeiro, em razão de suas belezas naturais.", comparou Joaquim Monteiro, Cônsul Honorário da Nova Zelândia.
Contatos da Coluna:
e-mail: pautasresponsaveis@gmail.com
Twitter: https://twitter.com/ColunaLuiz
Instagram: https://www.instagram.com/luiz_andre_ferreira/
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/luiz-andr%C3%A9-ferreira-1-perfil-lotado-08375623/
e-mail: pautasresponsaveis@gmail.com
Twitter: https://twitter.com/ColunaLuiz
Instagram: https://www.instagram.com/luiz_andre_ferreira/
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/luiz-andr%C3%A9-ferreira-1-perfil-lotado-08375623/
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.