O papel ambiental das embalagensimagem de divulgação
Publicado 07/04/2024 11:31 | Atualizado 07/04/2024 12:09
Não há dúvidas de que eventos como a pandemia da Covid-19, as mudanças climáticas e a crescente adoção de serviços delivery e digitais estão provocando alterações significativas no comportamento do consumidor. Este, cada vez mais bem informado, consciente e exigente, mostra uma inclinação marcante quando se trata de escolhas, principalmente as alimentares.
"Estão cada vez mais interessados em saber o que estão consumindo e de onde vêm os produtos”, explica Assunta Napolitano Camilo, diretora do Instituto de Embalagens.
A pesquisa "Tendências de Bens de Consumo para 2024" destaca que quase 50% dos entrevistados dizem que a preocupação com embalagens sustentáveis influencia suas escolhas no supermercado. Portanto, é um dos fatores mais importantes na decisão de compra. Na Europa, 41% da população mudou de marca por não apresentarem nos invólucros os atributos de sustentabilidade.
Sendo assim, é preciso pensar também em uma embalagem que amenize os impactos causados na extração de recursos da natureza. Segundo o manual de Ecodesign InEDIC, estima-se que mais de 80% dos impactos ambientais relacionados com o produto são determinados justamente na fase de design.
Descarte e Reutilização
A identificação correta dos materiais de embalagem possibilita ainda um processo de reciclagem mais eficiente e reduz o impacto ambiental. Para que o descarte seja correto ou reutilizável, é importante que o fabricante sinalize, comunique de forma eficaz e engaja o comprador como agente do processo.  
"Isso permite que os consumidores tomem decisões mais informadas e conscientes ao escolherem produtos", explica Assunta Casmilo.
Preocupação Ambiental
A projeção das tendências aponta ainda que 37% dos brasileiros estão dispostos a pagar mais por produtos ecológicos. Os entrevistados mostram-se cada vez mais preocupados com a sustentabilidade e a qualidade do que consomem.
"Com todo o debate mundial envolvendo as mudanças climáticas e as responsabilidades de cada indivíduo, o consumidor tem refletido sobre como ele pode contribuir com um futuro mais ecologicamente sustentável e esse movimento passa pela escolha de produtos mais alinhados ao seu estilo de vida", afirma Roberta Atherino, head de Produto da marca Neogrid, empresa de tecnologia e inteligência que desenvolve soluções para a gestão da cadeia de consumo.
Impacto Vegano
O veganismo é outra tendência, o que abre uma nova perspectiva de mercado para as empresas. De acordo com outra pesquisa, desta vez realizada pela Horus, alimentos veganos cresceram cerca de 35% em relação ao início de 2022. De acordo com sondagem realizada pelo IBOPE, cerca de 14% dos brasileiros se consideram vegetarianos - número que representa um crescimento de 75% em relação a 2012.
Soma-se a essa faixa os vegetarianos, que são mais flexíveis e que podem aceitar no cardápio produtos derivados de origem animal, como os que envolvem leite e ovos na composição. No entanto, faltam no Brasil pesquisas complementares e de impacto, assim como mais estudos mais aprofundados sobre a adesão a esse comportamento alimentar. 
Produtos Saudáveis
Os consumidores estão prestando mais atenção em questões relacionadas à saúde e isso também reflete na escolha de produtos, tanto que cerca de 70% dos entrevistados revelaram que preferem itens orgânicos ou com menor concentração de hormônios e aditivos.
No entanto, essa consciência não reflete diretamente no consumo. São comportamentos diferentes que nem sempre conciliam. No ato da compra entram outros fatores, como preço e transparência. Com relação ao primeiro deles é preciso descobrir até quanto as pessoas estão dispostas ou podem pagar a mais pelos chamados produtos "saudáveis". A indústria precisa encontrar escala e eficiência na redução dos custos para aproximar os valores das opções.
Já em relação a transparência, cabe aos próprios compradores exigirem e as autoridades fiscalizarem a veracidade e omissões de informações nutricionais e de impacto ambiental.  As certificações ambientais são importantes nesse processo. Por exemplo, para que o produtor tenha o selo de reciclado, é necessário comprovar que esses materiais são efetivamente recuperados e que contêm, por exemplo, pelo menos 50% desse insumo, que pode ser pré ou pós-consumo.
Fake News
Afirmações falsas ou propagandas enganosas sobre um produto se enquadram na prática conhecida no mercado como greenwashing. Regulamentações rigorosas, padrões transparentes e a educação contínua do comprador são cruciais para mitigar esses desafios. O Código de Defesa do Consumidor diz que é expressamente proibida a promoção de produtos ou serviços que estejam em desacordo com as normas expedidas pelos órgãos oficiais competentes.
"Evitar o greenwashing nas embalagens é essencial para garantir a transparência e a integridade das informações ambientais fornecidas aos consumidores", finaliza Assunta Napolitano Camilo.
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