Morar em condomínios requer respeito e cuidados com os vizinhos e com as áreas comunsFreepik
Por Cristiane Campos
Publicado 30/09/2020 17:53 | Atualizado 30/09/2020 17:56
Quem mora em condomínio deve ficar atento a etiqueta de convívio para ser um condômino politicamente correto. Para garantir a boa convivência com os vizinhos, vale prestar atenção em detalhes como barulho, vaga de garagem, passeio com o pet na área comum, além de infiltrações e confusão de agendas por outros espaços do ambiente, entre outros.

É sempre importante que as pessoas saibam essas regras mesmo que não estejam documentadas, por meio de convenção ou regimento interno, elas devem ser conhecidas por todos que anseiam por um bom convívio. Segundo Guilherme Barbosa, idealizador do aplicativo Grupaly, que cuida da administração de condomínios, essas recomendações mesmo que pequenas são primordiais para a ordem do ambiente. "Mesmo que não tenha sido abordada em nenhuma reunião ou assembleia, isso é uma maneira de facilitar o relacionamento com o próximo e manter a ordem com seus vizinhos", afirma Barbosa. Confira as principais dicas:
Respeito ao limite do horário de silêncio
Publicidade
Atenção com o regulamento para reformas
Cuidado com o elevador
Publicidade
Atenção com os animais de estimação
Existem muitas divergências sobre a presença de animais de estimação nos apartamentos, muito por conta do barulho e pela administração das áreas comuns do local. Por isso, é importante que os donos tenham controle e ajudem na limpeza dessas áreas caso o animal faça alguma sujeira e, também, com o horário de silêncio para que não incomode outros moradores.