Publicado 19/10/2023 18:05
O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), comemorou, nesta quarta-feira (18), o resultado notável da pesquisa que mostra a cidade como a melhor gestora da saúde por meio dos royalties de petróleo. 3º lugar geral, o município ainda alcançou o 2º em educação, 3º em proteção social e 4º em mobilidade urbana. “Nós recebemos o resultado dessa pesquisa com muita satisfação. Estamos comemorando até agora, porque, em tão pouco tempo que Iguaba vive essa realidade, já estamos entre as três cidades que melhor aplicam essa verba”, analisou o prefeito. “É uma comprovação de que estamos trabalhando e melhorando a vida das pessoas. É uma certeza de que a nossa saúde pública é humanizada. Quero aqui parabenizar a nossa secretária, Carla Valle, e toda a sua equipe e dizer que continuaremos trabalhando para esses números no próximo ano ainda serem melhores”, finalizou o prefeito, afirmando estar muito entusiasmado e motivado.
Esta é a primeira edição da pesquisa “Petróleo e Condições de Vida: qualidade da governança pública em municípios com atividades de Petróleo e Gás”. A ong Agenda Pública, que auxilia prefeituras e empresas pelo país a cooperarem na formulação de políticas públicas, utilizou dados disponíveis em plataformas oficiais dos 20 municípios brasileiros que mais receberam rendas, seja de royalties ou participações especiais das atividades de petróleo e do gás natural, entre 2022 e o primeiro semestre de 2023, segundo dados do Ministério de Minas e Energia e da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Os fundos gerados pelas atividades petrolíferas e gasíferas compõem partes expressivas da receita das cidades engajadas nesse setor. Entre os tópicos avaliados estão educação, saúde, desenvolvimento econômico, proteção social, mobilidade urbana e gestão de qualidade.
1 ANO DA CABOCLINHO
A Prefeitura de Iguaba Grande realizou, nesta terça-feira (17), uma comemoração em alusão ao primeiro aniversário da Moeda Social Caboclinho. O prefeito, Vantoil Martins (CID), discursou sobre na sede da moeda, ao lado da equipe do programa e convidados. Outros representantes da Prefeitura estiveram presentes, como a secretária de Assistência Social, Trabalho e Renda, Cláudia Souza. Os titulares das pastas de Administração, Valdeci Junior, de Desenvolvimento Econômico e Urbano, Wallace Martins, e de Turismo, Marcelo Durão, foram outras autoridades presentes. Atualmente, a Caboclinho atende a mais de 2,5 mil famílias de Iguaba Grande com o valor mensal de 160 caboclinhos, que equivalem a R$ 160. “A Moeda Social representou muito, não só no aspecto social, mas no fomento ao comércio local. Afinal de contas, são quase meio milhão de reais injetados, mensalmente, em nossa economia”, declarou Vantoil, que se disse “muito feliz” por contribuir “na melhoria da vida das pessoas, das famílias e, de alguma forma, ajudar os comerciantes que geram emprego em nosso município”.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.