Sociedade Amigos de Praia Seca (Soapras) durante protestoFoto: Reprodução/ redes sociais.
Publicado 19/10/2023 18:22
Publicidade
CONTRA ALTERAÇÃO DO CÓDIGO

Moradores de Araruama, que fazem parte da Sociedade Amigos de Praia Seca (Soapras), encheram um ônibus e foram para a Câmara Municipal, nesta quinta-feira (19), onde realizaram um protesto, pacífico, contra a alteração do código tributário, por meio de projeto de Lei Complementar (PLC). O projeto de reforma é do executivo e culminaria num aumento expressivo do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) na cidade. Aliás, foi essa turma que acendeu o alerta e gerou a maior repercussão nas redes sociais.

A proposta foi aprovada em regime de urgência, no último dia 10, mas diante da repercussão, a própria prefeita, Lívia de Chiquinho (REP), acabou vetando parte do projeto no artigo que se refere ao IPTU. No entanto, os manifestantes que participaram da sessão pediram o cancelamento total do PLC. É aguardar pra ver.
Vereadora Penha Bernardes (PL) - Foto: Reprodução/ redes sociais.
Vereadora Penha Bernardes (PL)Foto: Reprodução/ redes sociais.

NÃO SE FALA NOUTRA COISA

O burburinho sobre o PLC de Lívia teve início na sessão anterior, na última terça (17), quando a vereadora e pré-candidata prefeita de Araruama, Penha Bernardes (PL), utilizou a tribuna da Câmara para falar sobre o veto que a prefeita fez ao PLC. A parlamentar, que é da oposição, questionou esse e outros pontos, mas outros do projeto de lei controverso, que foi aprovado em regime de urgência no último dia 10. O vereador Elói Ramalho (PSD) também utilizou a tribuna da Câmara para se posicionar contra o projeto de lei complementar da Prefeitura e solicitou que a prefeita fizesse não um veto parcial, mas um veto integral à medida. Um vídeo publicado pelo ex-prefeito Chiquinho da Educação (MDB) mostra bem qual é o tom que o governo pretende adotar: Lívia jamais aprovaria um projeto para aumentar impostos. É uma clara postura de fingir que não é com eles, fugir da realidade. O veto que a prefeita propôs ao projeto dela própria, ilustra bem essa tentativa de dissociação. Ao que parece, sentiram a pressão.
Publicidade
Leia mais