Publicado 10/11/2023 19:23 | Atualizado 10/11/2023 19:23
O Tamoyo Esporte Clube, em Cabo Frio, ficou pequeno na noite desta quinta-feira (9), ao receber a sessão solene da Câmara Municipal cabo-friense em comemoração aos 408 anos da cidade. Ao todo, 37 personalidades receberam o título de cidadão cabo-friense. Uma delas foi a prefeita, Magdala Furtado (PL), homenageada pelo vereador Thiago Vasconcelos (Avante). Além disso, a cerimônia contou com distribuição de outras honrarias. Nesse sentido, o deputado estadual Dr. Serginho (PL) recebeu a recém-criada Medalha Mérito Legislativo Acyr Rocha. Enquanto o empresário e ex-deputado Augusto Ariston foi agraciado, pelas mãos do presidente da Câmara, Miguel Alencar (UNIÃO), maior homenagem da noite, a Medalha Major Belegard. Como anfitrião da solenidade, Miguel foi o responsável por abrir a sessão com um discurso fazendo menção ao ex-prefeito José Bonifácio e pregando a união com o Poder Executivo pelo bem da cidade. Magdala Furtado discursou na sequência e agradeceu ao título de cidadania, parabenizou a todos os munícipes que, como ela, escolheram a cidade e aproveitou a presença de autoridades, como os deputados federal Gutemberg Reis (MDB) e o estadual Dr. Serginho, para pedir apoio às questões do município. Por falar em Dr. Serginho, ao receber a Medalha de Mérito Legislativo que leva o nome do ex-vereador cabo-friense, o deputado estadual fez um discurso emotivo sobre sua ligação com Acyr Rocha e ainda anunciou emendas parlamentares na ordem de R$ 3,2 milhões para a reforma do Complexo Esportivo Aracy Machado e Ginásio Alfredo Barreto.
POINT DE PRÉ-CANDIDATOS
Como não poderia deixar de ser, a sessão solene foi um verdadeiro point de pré-candidatos à Prefeitura de Cabo Frio. Enquanto Serginho, Magdala e Miguel participavam da solenidade, na área externa do Tamoyo Esporte Clube, o ex-prefeito Marquinho Mendes (MDB) era cortejado por várias autoridades e pessoas presentes. “Reflexo da amizade construída de muitos e muitos anos da vida pública”, analisou Marquinho à coluna. O pré-candidato ainda disse que não tem nenhum processo que o leve à inegibilidade e está apto a participar do pleito eleitoral. Quando questionado sobre o disse-me-disse com relação a Miguel Alencar se tornar a escolha do MDB para concorrer à Prefeitura no ano que vem, Marquinho disparou: “eu serei o único candidato. Seremos, no futuro, escolhidos, não tem dúvida nenhuma”. O ex-prefeito afirmou que tem uma vida pública de diálogo e que está aberto a composições, mas jamais aceitaria ser vice: “Se eu sou pré-candidato a prefeito, como que eu vou ser vice? Nunca. Mas aceito conversações para compor a chapa de vice na minha chapa do MDB”. O jovem Leandro Lucas, ligado ao grupo político do prefeito de Belford Roxo, Waguinho (REP), também marcou presença no evento. Atualmente, Lucas caminha no sentido de tentar furar a bolha e se tornar uma opção viável na corrida para a Prefeitura cabo-friense.
‘BOA NOITE A TODES’
Ainda sobre a sessão solene, um momento inesperado aconteceu quando, na direção contrária do que prega a prefeita, Magdala Furtado, o secretário de Cultura, João Félix, fez o seguinte cumprimento: “Boa noite a todos, todas e todes”. João recebeu das mãos da própria Magdala a Medalha Victorino Carriço, destinada a agentes culturais de destaque. A fala do secretário se deu uma semana após a qual a chefe do Executivo sancionar a lei que proíbe linguagem neutra nas repartições públicas e escolas. O projeto foi do vereador Léo Mendes (DC) e causou a maior polêmica na cidade. Pelo visto, o secretário respondeu num tom à altura sobre a questão.
ARISTONS NA ÁREA
Por falar em medalha, conforme já dito, das mãos de Miguel Alencar, o empresário e ex-deputado Augusto Ariston recebeu a Medalha Major Belegard. Em seu discurso, no alto de seus 80 anos, o veterano falou com muita propriedade sobre sua trajetória e se disse “em casa” na cerimônia. Além disso, afirmou: “Estamos torcendo pela Magdala, pelo Serginho, pelo Marquinho, pelo Miguel. Estamos torcendo por todos aqueles que queiram suar e trabalhar, que acreditem em Cabo Frio”. Afinado com o discurso do pai, o ex-deputado federal Bernardo Ariston disse à coluna que está vendo esse momento político “com muito ânimo”. “Eu acho que mudanças estão acontecendo e a gente tem aí um ponto de mudança. Eu acho que a eleição do ano que vem pode representar isso. E a gente está trabalhando, investindo e apoiando os amigos nesse sentido”, disse. Ao ser questionado quem eram seus amigos, Ariston disparou: “Vários. Muitos. Tenho amigos em todas as frentes políticas da cidade. Eu sou filiado ao MDB e a gente está trabalhando e vendo o melhor caminho. Aliás, tenho recebido alguns convites de outros partidos e tenho estudado a possibilidade de uma mudança. Mas eu sou, por enquanto, o MDB”, arrematou.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.